MEMÓRIA

Protesto em Copacabana (RJ) homenageia as 600 mil vítimas de covid-19 no país

No ato, cartazes questionaram a política sanitária do governo federal: "Quem são os responsáveis por esta tragédia?”

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
ONG Rio de Paz estendeu 600 lenços brancos na praia de Copacabana em memórias das vítimas de Covid-19 - Divulgação/Rio de Paz

Em memória das mais 600 mil vítimas da covid-19 no Brasil, a ONG Rio de Paz realizou um ato simbólico na manhã desta sexta-feira (8) na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Para o protesto, a ONG ocupou um trecho da faixa de areia com lenços brancos pendurados em referência à trágica marca.

Quatro cartazes repudiaram a condução do governo federal na crise sanitária. "Quem são os responsáveis por esta tragédia?”, dizia um deles. Irresponsabilidade e incompetência também estavam estampadas nas faixas. 

“Houve um morticínio no Brasil: 600 mil mortos pela covid-19. Se queremos tirar alguma lição dessa espantosa perda de vidas a fim de que sofrimento como esse não se repita no nosso país, precisamos responder a uma pergunta central: quem são os responsáveis por esta tragédia?”, questionou o presidente da ONG Rio de Paz, Antonio Carlos Costa, durante o ato.

O taxista Marco Antonio, que perdeu um filho para a covid-19 e recolocou cruzes na areia durante um outro ato ano passado, vai entregar os 600 lenços ao vice-presidente da CPI da Covid no Senado Federal, Randolfe Rodrigues (Rede), em Brasília (DF), na data de encerramento da comissão, que acontece no próximo dia 19.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita