FOME

"Cozinha solidária é símbolo de resistência em tempos que comer está virando luxo no Brasil"

Guilherme Boulos participou de inauguração de cozinha solidária em ocupação de Curitiba, neste domingo (3)

Curitiba (PR) |
Esta é a 21ª Cozinha Solidária do MTST no país e a 1ª no Paraná - Foto: Leandro Paiva

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) inaugurou, neste domingo (3), uma Cozinha Solidária na comunidade Jardim Veneza, bairro Tatuquara, em Curitiba. Serão produzidas cem marmitas diariamente, de terça a domingo. Essa é a 21ª Cozinha Solidária do movimento no país e a 1ª no Paraná.

Continua após publicidade

Liderança nacional do MTST, Guilherme Boulos participou da inauguração na capital paranaense e afirmou que a cozinha é uma semente de resistência no país.

"Essa cozinha é um símbolo de resistência em tempos tão difíceis do país, em tempos em que comer está virando luxo no Brasil. E também é um símbolo de esperança, porque aqui se semeiam outros valores, aqui se semeia solidariedade", disse.

Boulos também lembrou a negligência do governo Bolsonaro. "Todo mundo sabe como está o preço da carne, o preço do arroz, do feijão. Mas além de tudo, o povo está tendo que enfrentar o preço do aluguel. O movimento está fazendo o que o governo devia fazer e não faz", afirmou.

::Para combater “pandemia da fome”, MTST inaugura cozinha solidária em SP

A comunidade é uma das 10 ocupações formadas durante a pandemia da Covid-19 em Curitiba, como consequência do agravamento da crise e do descaso dos governos federal, estadual e municipal.

Também participaram do ato o ex-governador Roberto Requião, o vereador Renato Freitas (PT), e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e das Marmitas da Terra.

Doe para as Cozinhas Solidárias

O MTST tem uma campanha virtual para contribuir com as Cozinhas Solidárias de todo o país. Também é possível contribuir via PIX na chave: [email protected] (Adrian Nunes da Silva).

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini