Pernambuco

IMUNIZAÇÃO

Vacinas em atraso? Crianças e adolescentes já podem atualizar caderneta de vacinação em PE

Estado ainda não atingiu meta de imunização contra poliomielite, pentavalente, tríplice viral, meningocócica e hepatites

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Para realização da Campanha de Multivacinação, a Secretaria Estadual de Saúde já distribuiu até o momento mais de 1,3 milhões de doses de vacinas - Miva Filho/SES-PE

Pernambuco ainda não atingiu a meta de cobertura mínima para as vacinas indicadas para proteção de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nessas faixas etárias é indicada a vacinação contra a poliomielite, hepatites A e B, tríplice viral, rotavírus humano e dTp, e outras.  

Para promover a proteção contra doenças imunopreviníveis em crianças e adolescentes, a Secretaria Estadual de Saúde irá realizar a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. Em todo o estado, mais de 2,4 mil salas de vacinação estarão abertas em postos de saúde até o dia 29 de outubro, com o Dia D de mobilização em 16/10 para aplicar as mais de 1,3 milhões de doses de vacina que já foram distribuídas.

Pais e responsáveis devem procurar as salas de vacina munidos da caderneta de vacinação das crianças para verificar quais são as doses que estão em falta. Para as crianças abaixo de 7 anos, as unidades disponibilizam os seguintes imunizantes: BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. A partir dos 7 anos, até os menores de 15, podem ser feitas as doses da hepatite B, febre amarela, meningocócica ACWY, HPV e varicela.

"A vacinação é sabidamente um importante instrumento para proteção individual e coletiva contra doenças imunopreveníveis. Vale reforçar que os adolescentes que já tomaram a vacina da Covid-19 podem receber vacinas contra as outras doenças de maneira simultânea ou em qualquer intervalo entre as doses de imunobiológicos diferentes", explica o secretário estadual de Saúde, André Longo. A possibilidade de receber mais de uma vacina também já foi autorizada pelo Ministério da Saúde. 

 

Edição: Vanessa Gonzaga