REFORMA HIGIENISTA

Defensoria pede que Prefeitura de Duque de Caxias (RJ) explique alteração em obra de Niemeyer

Local é usado como abrigo pela população em situação de rua e muro foi caracterizado como arquitetura higienista

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Muro Caxias
Prefeitura afirma que obra foi autorizada pelo escritório de Oscar Niemeyer, mas sobrinho de arquiteto nega a informação - Reprodução/Fórum Grita Baixada

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro enviou na noite da última segunda-feira (27) um ofício para que a Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, esclareça as razões para o muro construído na semana passada sob a rampa do Teatro Raul Cortez, em Vila Meriti, e que descaracterizou a obra do arquiteto modernista Oscar Niemeyer.

Leia mais: Prefeito de Caxias (RJ) adultera obra de Niemeyer para vetar pessoas em situação de rua

O local é usado como abrigo pela população em situação de rua e, por isso, a obra do muro é caracterizada como arquitetura higienista ou hostil, segundo a defensora que assinou o ofício, Flávia Mac Cord Bhering. A Defensoria quer saber se houve autorização específica para a obra e se ocorreu licenciamento.

Na hipótese de não ter sido autorizada, a Defensoria recomenda que o muro seja imediatamente demolido, bem como sejam removidas pedras e paralelepípedos existentes no local que possam caracterizar arquitetura higienista. 

"Como se sabe a população em situação de rua não possui moradia convencional ou regular, sendo obrigada a usar os espaços públicos e áreas urbanas como locais de moradia e sustento de forma temporária ou permanente. A própria política nacional e municipal da população em situação de rua tem como um de seus principais objetivos a democratização do acesso dos espaços", disse a defensora.

Leia também: "Com tanto cartão corporativo, seguimos nas calçadas", diz homem em situação de rua

A Ouvidoria Externa da Defensoria recebeu fotos e vídeos de movimentos sociais denunciando a construção. São chamadas de arquitetura hostil ou higienista as estratégias de design urbano que utilizam elementos para restringir certos comportamentos nos espaços públicos e dificultar o acesso e a presença de pessoas, especialmente aquelas em situação de rua.

Em nota enviada à imprensa, o presidente do Instituto Niemeyer, Paulo Sérgio Niemeyer, condenou a intervenção da Prefeitura de Duque de Caxias na obra que ele assina junto com o bisavô, o arquiteto Oscar Niemeyer, e diz que não houve autorização.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda