Meio Ambiente

Dossiê contra o “Pacote do Veneno” será lançado neste sábado (25) no Armazém do Campo SP

A publicação também traz a defesa do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Venenos paraquate e glifosato foram responsáveis por 214 mortes no Brasil na última década - Arquivo / EBC

Neste sábado (25) ocorre o lançamento do “Dossiê contra o Pacote de Veneno e Pela Vida”, que aborda as manobras do Congresso Nacional para aprovar o Projeto de Lei 6.299, mais conhecido como “Pacote do Veneno”, que ainda segue em tramitação na Câmara dos Deputados.

O dossiê, publicado pela primeira vez em julho de 2018 pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), também traz a defesa do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA). Nesta edição, há um esforço colaborativo das editoras Expressão Popular, Hucitec, Abrasco e Rede Unida e da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), do Instituto Ibirapitanga e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

::‘Pacote do veneno’ já está sendo aplicado antes de ser votado, diz deputado do RS::

Segundo Wanderlei Pignati, doutor e pesquisador do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador (NEAST), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e que faz a apresentação da publicação, o “dossiê expressa mais um importante estímulo aos movimentos em defesa da vida e contra o uso e abuso de agrotóxicos pelo agronegócio ecocida”.

A publicação “analisa e denuncia as propostas perversas do agronegócio e das indústrias agroquímicas e seus aliados no Executivo e Legislativo, no sentido de aumentarem ainda mais a venda e o uso de agrotóxicos, consequentemente, ampliando a intoxicação da vida (vegetal, animal e ambiental) no território brasileiro”.

::Bancada ruralista quer mais veneno no seu prato: entenda o PL do Veneno::

O dossiê também faz parte da “Campanha Semeando Saberes e Sabores”, que busca promover o debate junto à sociedade sobre temas ligados à crise ambiental do ponto de vista dos movimentos e organizações da classe trabalhadora, com a proposição de medidas efetivas na defesa do meio ambiente.

O dossiê já está disponível para a pré-venda no site da Editora Expressão Popular. O lançamento será no Armazém do Campo, na capital paulista, às 11h, e contará com a participação de Thiago Mangini, da Expressão, Ademar Suptitz, da Rede Armazém do Campo, e uma representação da Campanha Contra os Agrotóxicos.

Serviço

Lançamento do “Dossiê contra o Pacote de Veneno e Pela Vida” e da Campanha Semeando Saberes e Sabores
Onde: Armazém do Campo SP (Alameda Eduardo Prado, 499)
Data: sábado, 25/09
Horário: 11h (Brasília)

Edição: Vivian Virissimo