Distrito Federal

Saúde

Casos da variante Delta no DF chegam a 346

Maior parte dos casos foram de pessoas não vacinadas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Nova cepa é muito mais transmissível do que as outras variantes. - Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal atualizou nesta segunda-feira (13), em coletiva de imprensa, dados sobre o avanço da variante Delta da covid-19. Ao todo, foram notificados 10 novos casos, totalizando 346 pessoas com diagnóstico positivo para esta cepa do vírus, que é muito mais transmissível do que as outras variantes. 

Na capital federal, foram 7 mortes até agora causadas pela mutação do Sars-Cov-2 originada na Índia. Desses casos, seis são moradores do DF e um de Goiás. A morte mais recente foi notificada no último sábado (11), um homem morador de Santa Maria, que tinha comorbidade e havia tomado apenas a primeira dose.

A Secretaria de Saúde informou que a maioria das notificações de casos da variante Delta é de pessoas não vacinadas: 129. Com a imunização incompleta, foram 109 casos, e com o ciclo vacinal completo foram 86 ocorrências. Do total de casos, 219 são mulheres e 127 homens. 

“O número em si não significa muita coisa. Mas se a gente pegar esse quantitativo de pessoas que estavam com o esquema completo vacinal e dividirmos pelo número de pessoas que realmente adoeceram, temos um percentual muito pequeno e isso evidencia mais uma vez a importância de quem não se vacinou se vacinar”, disse Fabiano dos Anjos, diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Antecipação suspensa

A Secretaria de Saúde também informou, durante a coletiva, que não vai antecipar nesta semana novas datas para a aplicação da segunda dose das vacinas para quem tomou AstraZeneca ou Pfizer no DF. A decisão ocorreu por causa da falta de novas vacinas distribuídas Ministério da Saúde para a segunda dose.

Na semana passada, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que liberaria a vacinação com a segunda dose para pessoas que estavam prevista para receber a aplicação até 24 de setembro. Essa antecipação segue mantida.

Edição: Flávia Quirino