PANDEMIA

Cidade do Rio segue em alerta crítico com mais de 90% de ocupação de leitos de UTI para covid

Dados do Observatório Covid-19 da Fiocruz apontam redução de casos graves na maior parte do país

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A média diária de casos está em 24,6 mil, com ritmo de redução de 1,9% ao dia - François Lo Presti / AFP

O último boletim extraordinário do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado na quarta-feira (8) revela que o cenário de melhora nas taxas de ocupação de leitos de UTI para adultos no SUS persiste, com mais de 90% das unidades da Federação e 85% das capitais estando fora da zona de alerta.

De acordo com o estudo, o estado do Rio de Janeiro apresentou queda no indicador de 72% para 66% nas ocupações de UTI para covid-19, o que agora o coloca na zona de alerta intermediário. Roraima e Rio de Janeiro são os únicos dois estados com taxas de ocupação superiores a 60%.Já as cidades do Rio de Janeiro, com taxa de ocupação de 94% e de Boa Vista, com 82%, permanecem na zona de alerta crítico.  

De acordo com os pesquisadores do Observatório, os dados do boletim apontam a tendência geral de diminuição da incidência de casos graves, internações e mortes por covid-19. 

“A redução simultânea e proporcional desses indicadores demonstra que a campanha de vacinação está atingindo o objetivo de proteger a população do impacto da doença. No entanto, o ainda alto índice de positividade dos testes e a elevada taxa de letalidade da doença (atualmente em 3%) revela que a transmissão do vírus é intensa e diversos casos assintomáticos ou não confirmados podem estar ocorrendo, sem registro nos sistemas de informação”, ressaltam.
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister