Emergência climática

No Chile, crise hídrica e déficit de chuvas de mais de uma década afetam produção agrícola

Ministra da Agricultura chilena fala em escassez de água "cada vez mais permanente e severa"

São Paulo (SP) |
Região do Lago Aculeo, perto de Santiago, capital do Chile, em foto de 2019. O local foi durante décadas uma atração turística. - Martin Bernetti / AFP

A ministra da Agricultura do Chile, María Emilia Undurraga, afirmou em coletiva de imprensa na quarta-feira (25) que a emergência agrícola pela qual o país passa "está sendo analisada no contexto de uma seca prolongada de 13 anos" e defendeu medidas para que o país enfrente mudanças climáticas.

Ainda de acordo com a ministra chilena, a falta de chuvas atinge uma região do norte do país, em Coquimbo, até El Maule, no centro-sul — uma área que concentra a maior parte da população e importantes zonas agrícolas.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) afirma que quase três milhões de chilenos, cerca de 15,6% de sua população, não têm acesso regular a uma alimentação adequada.

O país registra 168 comunas, unidades administrativas do país, de um total de 346 em regime de emergência agrícola por déficit hídrico. O Ministério da Agricultura afirma disponibilizar financiamento para enfrentar a situação. 

Os cinco maiores reservatórios de água do Chile estão com um déficit de 38% na comparação com a média histórica e níveis menores do que os registrados em agosto de 2020 (-6%) e 2019 (-24%), de acordo com a Direção Geral de Águas. O país também registra um déficit de 65% nos níveis de neve na comparação com a média histórica.

"Os mais de 12 anos de déficit de precipitações que está enfrentando nosso país, e que não se vislumbra um futuro melhor, nos obriga a aprofundar e melhorar todas as ações de adaptação à seca e a mudança climática que sejam necessárias", afirmou Undurraga em texto na imprensa chilena sobre a legislação do uso de água na agricultura.

De acordo com levantamento da Universidade Católica, entre 92 países, o Chile é o único país que estabelece em sua Constituição a propriedade privada da água. A Convenção Constitucional do Chile, todavia, estuda alterar esse ponto.

:: Alta no preço dos alimentos é consequência do agronegócio, diz porta-voz do Greenpeace ::

Ainda de acordo com a pesquisa, a oferta de água no Chile deverá cair 50% nos próximos 10 anos com o aquecimento do planeta e a diminuição do fluxo dos rios.

Além do Chile, o Brasil também enfrenta uma crise hídrica de grandes proporções.

* Com informações da Telesur

Edição: Arturo Hartmann