Assista

Só tem no Brasil: Bem Viver na TV apresenta a tradicional farinha de Bragança (PA)

As variedades do português brasileiro também estão entre os destaques da edição deste sábado (21)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A farinha de Bragança, produzida no Pará, recebeu o registro de Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Rural - Veloso Júnior/Emater

Feita na região bragantina, que fica a 200 km da capital Belém, no Pará, a farinha de Bragança é o produto mais recente a receber o registro de Indicação Geográfica. O selo é dado pelo Instituto Nacional da Propriedade Rural. O alimento nutritivo, feito de modo único e reconhecido internacionalmente é destaque do Programa Bem Viver deste sábado (21). 

Continua após publicidade

Outra especificidade brasileira – a nossa língua – é tema do quadro Mosaico Cultural. A reportagem traz diversos sotaques falados no país; e discute questões como as origens da nossa forma de falar e o preconceito linguístico. A repórter Raquel Setz conversou com o professor Marcos Bagno, da Universidade de Brasília (UnB), e com a pesquisadora Cecília Farias, do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa.

O Bem Viver é uma produção do Brasil de Fato em parceria com a Rede TVT. Na emissora paulista, que abrange a Grande São Paulo, a produção vai ao ar às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU RecifeTVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul.

Outros destaques

Uma plataforma interativa de saberes locais é o tema do quadro Momento Agroecológico. A iniciativa, batizada de Agroecologia em Rede, teve origem na sistematização de experiências rurais no agreste paraibano. 

A Entrevista da semana aborda o consumo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc). As pesquisadoras Ana Maria Bertolini e Gabriela Rigote, da Universidade de São Paulo (USP) apresentam o livro digital de receitas, desenvolvido por elas, que mostra diversas plantas que podem estar no seu jardim e rendem receitas saborosas.

Por falar em comida, a cozinheira Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, ensina a preparar um caldo verde especial nesta semana.

Onde assistir

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.

Quando: 

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h.

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h.

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h.

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30.

Sintonize

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir