Ceará

GIRO PELO NORDESTE

"Eu nunca imaginei que a gente pudesse retroceder como retrocedemos", afirma Lula

Na tarde de hoje ex-presidente Lula se reuniu com movimentos populares e profissionais da cultura

Brasil de Fato | Fortaleza - CE |
Em Fortaleza, o ex-presidente Lula se reuniu com movimentos populares e profissionais da cultura - Brasil de Fato

O encontro teve início com um ritual de cura do povo indígena Jenipapo-kanindé realizado pela Cacique Pequena, a primeira mulher cacique do Brasil. Logo em seguida, houve apresentações da Cultura popular cearense como capoeira, coco, maracatu, entre outros. Os mestres da cultura cearense também se fizeram presentes no encontro e entregaram lembranças ao Lula. O cantor e compositor cearense, Ednardo subiu ao palco e comparou a prisão e soltura de Lula com um de seus maiores sucessos "Pavão Mysterioso". E finalizou dizendo que assim como uma fênix, Lula está de volta.

Lula apontou questões sobre cultura, direitos dos trabalhadores, pandemia, entre outros. "Agora, o Bolsonaro quer destruir o serviço público para poder colocar quem ele quiser. Olha, se sem destruir ele já colocou mais de 6.500militares para ocupar cargos públicos, dobrando os salários dos militares, porque o 'cara' recebe como militar aposentado e recebe trabalhando no governo. Se ele, sem mudar o estatuto já fez isso, imagina o que ele vai fazer se ele conseguir mexer na lei do servidor público".

Os movimentos populares também tiveram um momento de fala. Will Pereira, presidente dá CUT Ceará disse a Lula que é fundamental retomar o emprego e acabar, ou diminuir a fome da população brasileira. Além disso, ela também lembrou sobre a importância de olhar para os profissionais informais. Ana Cristina, representante do Sindiute afirmou que a educação no Brasil está agonizando e pediu mais investimentos na educação pública.

Antônia Keila, dirigente do MST falou sobre a necessidade de romper a política genocida que o país está vivenciando e finalizou "Conte com nossa força e resistência". Também foram entregues produtos da reforma agrária.

Já os profissionais da cultura falaram sobre a importância de manter uma política de cultura no país e, principalmente, no estado. Fabiano dos Santos Piúba, Secretário de Cultura do Ceará afirmou em sua fala que "queremos o MINC de volta". O ator Silvero Pereira disse que "a esperança está nas eleições".

"É bom estar no Ceará, ver os artistas, a militância, a arte nordestina", afirmou Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidenta do PT e lembrou a as visitas do Lula aos outros estados do Nordeste. Sobre as acusações contra Lula, sua prisão e a comprovação da sua inocência nos casos, Gleici disse "Agora é Lula livre, Lula inocente, Lula com a gente".

O governador do estado do Ceará, Camilo Santana afirmou que ficou emocionado com o encontro de hoje e exaltou os mestres da cultura e suas artes. Logo após a fala do governador, o encontro foi encerrado com o ex-presidente Lula que falou um pouco sobre a volta do Brasil ao mapa da fome, e lembrou aos participantes que o país tinha saído desse mapa ainda em seu mandato. "Depois da nossa experiência no governo, eu nunca imaginei que a gente pudesse retroceder como retrocedemos. Eu quero dizer pra vocês que se tem um Brasileiro hoje que custa a acreditar o que aconteceu no Brasil, sou eu. Porque nós apresentamos como candidato um cara que foi indubitavelmente o melhor ministro da educação da história desse país, o companheiro Fernando Haddad. Nós apresentamos a inteligência que foi derrotado pela ignorância".

Lula ficará no Ceará até segunda-feira (23), quando seguirá seu giro pelo Nordeste passando por Rio Grande do Norte e Bahia.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Monyse Ravena