Disputa

Radinho é finalista do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Programa foi selecionado na categoria “rádio” por conta de edição que abordou autoproteção e saúde do corpo na infância

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Veiculado semanalmente nas Rádios Brasil Atual e Brasil de Fato, o programa estreou em abril de 2020 e vai ao ar sempre às quartas-feiras, às 9 horas - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Com pouco mais de um ano de existência, o Radinho, programa da Rádio Brasil de Fato dirigido ao público infantil, já figura entre os conteúdos de comunicação que atraem a atenção dos ouvintes e dos júris de concurso no país.

Continua após publicidade

O programa está atualmente entre os finalistas do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal, que condecora jornalistas e produtores de conteúdo que abordam questões de relevância sobre saúde infantil.

Ele foi selecionado para participar da disputa final na categoria “rádio” por conta da edição de 9 de setembro do ano passado, que tratou do tema “O que é autoproteção e como cuidar do seu corpo?”.

O material, de caráter educativo, ensina o que os pequenos devem fazer para se proteger quando suas vontades individuais são desrespeitadas em situações que envolvem o seu corpo, como é o caso de toques e outras atitudes alheias que envolvem a segurança da criança.

A mesma edição do programa trouxe ainda brincadeiras, contação de histórias e tratou da importância da prática de atividades físicas na infância.

"Estar entre finalistas desse prêmio é muito relevante quando estamos falando de um conteúdo de comunicação popular e que tem como premissa o protagonismo real da criança na imprensa", afirma a coordenadora da Rádio Brasil de Fato, Camila Salmazio.

O Radinho também já foi tema de investigação científica publicada pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo no 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, em 2020, quando foi estudado pela pesquisadora Juliana Doretto, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC).

Veiculado semanalmente nas Rádios Brasil Atual e Brasil de Fato, o programa estreou em abril de 2020 e vai ao ar sempre às quartas-feiras, às 9 horas, trazendo 30 minutos de programação para entreter o público infantil de forma saudável, educativa e lúdica.

Entre outras coisas, os materiais trazem dicas para pais, mães e cuidadores das crianças, músicas e outras formas de diversão para os pequenos. Os conteúdos publicados estão sempre disponíveis neste link.

Edição: Leandro Melito