Aquecer e fortalecer

Dica para o frio: sopa de abóbora com gengibre une sabor e proteção ao sistema imunológico

Além da sopa, chás de ervas aromáticas também são ótimas indicações para o consumo durante os dias e noites frias

Ouça o áudio:

Além de práticas, as sopas são refeições em que conseguimos aproveitar o máximo de nutrientes dos alimentos. - Pixabay

No dia 21 de junho ocorreu o fenômeno chamado de solstício do inverno. A data marca o momento em que a terra se posiciona mais distante do sol. E com isso, sabemos, o frio deve acompanhar boa parte do país até o mês de setembro, quando começa a primavera. 

Então, por que não prepararmos algumas receitas que podem ser boas para aproveitarmos a estação, em todo seu potencial, e ainda melhor, protegendo nossa saúde?

Segundo Mariana Della Torre, nutricionista, o período pede os clássicos pratos quentes, aqueles que dão um afago gostoso no corpo. E para isso, nada melhor que um bom chá aromático. Infusões de ervas com propriedades mais estimulantes como o chá verde, são boas opções para o período da manhã, e além disso ajudam a prevenir o surgimento de doenças cardíacas. Para o período noturno, as escolhas seriam por aqueles chás que têm efeitos calmantes, como a camomila e a melissa.

:: Ouça e leia outras edições do Alimento é Saúde ::

Agora, para ficarmos realmente nutridos durante o inverno, as refeições certeiras são as sopas. Além de serem práticas, as sopas são refeições em que conseguimos aproveitar o máximo de nutrientes dos alimentos. E melhor ainda se tudo for feito com legumes frescos e sem produtos industrializados.

Della Torre dá uma dica que é perfeita nesse sentido: gostosa, nutritiva e bem natural.

"Então, pra gente conseguir associar a praticidade, os nutrientes e algo bem gostoso, a minha sugestão pra vocês são as sopas. E aí eu trago uma receita de sopa com gengibre que é uma alternativa de legume com baixo teor de carboidrato mas rico em antioxidante um dos principais deles são os carotenóides, que é precursor da vitamina A, que tem uma ação de potencializar nosso sistema imunológico, ainda mais agora no inverno com o frio e toda a questão da pandemia que estamos vivendo. Então a vitamina A é bem importante nesse sentido", explica Della Torre.

Outro ingrediente protagonista da receita é o gengibre. A planta, que é originária da Índia e da China, é rica em minerais como o magnésio e o potássio. Associado a especiarias como a cúrcuma e o alho, o efeito é um combo de nutrição para o sistema imunológico.

Saiba também: Limão, própolis, cúrcuma e gengibre: a poderosa mistura do shot da imunidade

"[Na receita é interessante] associar algumas especiarias, por exemplo, o gengibre, um pouco da cúrcuma, o próprio alho, cebola, que estão bem presentes no nosso dia a dia. Eles também acabam tendo ação anti-inflamatória, e alguns estudos até mostram uma ação antiviral. Então, são especiarias bem interessantes para a gente incluir no dia a dia, que trazem os nutrientes, mas também o aroma, que é muito gostoso também", aconselha a nutricionista.

Um pouco de pimenta do reino também pode ser acrescentada, pois o tempero, conforme explica a especialista, ajuda a aumentar a biodisponibilidade da cúrcuma, que é um dos mais potentes anti-inflamatórios conhecidos atualmente. E para finalizar, uma última dica.

Saiba também: Conheça o potencial do maxixe, rico em vitamina C e proteína

"Para quem gostar, também pode acrescentar algumas colheradas do leite de coco, que também é uma boa fonte de gordura. Ele acaba tendo uma ação no nosso sistema imunológico, na produção de energia, de uma forma rápida, inclusive para gente absorver os carotenóides presentes na abóbora. Por se tratar de uma vitamina que é mais solúvel em gordura, quando a gente associa com leite de coco, a gente consegue ter uma melhor absorção desses nutrientes", conclui a especialista.

Edição: Daniel Lamir