Na cidade do Rio de Janeiro, a vacinação contra a covid-19 entra na faixa dos 32 anos nesta segunda-feira (2). A parte da manhã foi destinada às mulheres, enquanto os homens estão sendo atendidos na parte da tarde.
A estimativa da Prefeitura do Rio é de que a vacinação siga até alcançar a faixa dos 15 a 18 anos no fim do mês. A vacinação dos menores de idade contra a covid-19 no Rio de Janeiro se inicia no dia 23 de agosto, já os jovens com 18 anos ou mais se vacinam até o dia 18 do mesmo mês.
Leia mais: Rio acelera calendário de vacinação e anuncia abertura gradual de atividades em setembro
Na repescagem dos que perderam a vacinação, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e quem tem 50 anos ou mais podem receber a primeira dose em qualquer dia, no período da tarde.
Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose, é importante levar também o comprovante da primeira aplicação.
Pessoas com deficiência devem apresentar laudo da rede pública ou particular; cartões de gratuidade no transporte público; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de uma pessoa com deficiência.
Gestantes e puérperas devem apresentar cartão de pré-natal, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível no site da prefeitura.
Vacinação na Maré
A vacinação em massa dos moradores do Complexo da Maré atingiu a meta, com a imunização de 33.774 pessoas, no último final de semana, segundo a Prefeitura do Rio.
A ação integra uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a ONG Redes da Maré, com o objetivo de mapear o impacto da vacinação na população da comunidade.
A população adulta que ainda não tinha sido imunizada recebeu a primeira dose em um dos 145 pontos de vacinação espalhados por toda a região.
O imunizante utilizado na ação foi o da AstraZeneca/Fiocruz, com a vacinação exclusiva para moradores da Maré cadastrados em uma das sete unidades de Atenção Primária que atendem as comunidades da Maré. Ao todo, 1.620 voluntários trabalharam nos quatro dias da ação.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Mariana Pitasse