Retomada

RJ acelera calendário de vacinação e anuncia abertura gradual de atividades em setembro

A previsão é que 77% da população carioca esteja vacinada com a primeira dose e 45% com as duas doses em setembro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O fim das restrições acontecerá em três fases, até 15 de novembro, para garantir previsibilidade e segurança no retorno das atividade - Mauro Pimentel/ AFP

Na cidade do Rio de Janeiro, o calendário de vacinação começa a andar mais rápido a partir da próxima semana. O cronograma agora passa a reservar apenas um dia por idade, diferente das últimas semanas que tinham dois dias ou mais para cada faixa. 

Na segunda-feira (2), a faixa dos 32 anos começa a ser vacinada e, no sábado (7), será a vez de quem tem 27 anos ou mais. O atendimento será de mulheres pela manhã e de homens à tarde. O calendário para os adultos segue até o dia 18, para a população com 18 anos.

Leia também: Vacinação no Rio: tem início iniciativa de imunização em massa no Complexo da Maré

O planejamento com a aceleração do calendário é de que seja aplicada a primeira dose na população a partir de 15 anos até o fim de agosto. Segundo a Prefeitura do Rio, a expectativa é de que o número de atendimentos diários gire em torno de 60 mil.

Em comunicado enviado à imprensa, a prefeitura afirmou que é necessário que os adultos com 33 anos ou mais aproveitem a repescagem nesta sexta-feira (30) e sábado (31), pois não estão previstas novas datas para os atrasados da primeira dose por pelo menos duas semanas.

Plano de abertura

Nesta sexta (30), a prefeitura também divulgou detalhes sobre a primeira etapa do plano de reabertura gradual das atividades na cidade, agendado para 2 de setembro. A previsão é que, na data planejada, 77% da população carioca esteja vacinada com a primeira dose e 45% com o esquema vacinal completo – índices semelhantes aos que marcaram a reabertura de outros países.

O fim das restrições acontecerá em três fases, até 15 de novembro, para garantir previsibilidade e segurança no retorno das atividades. No pontapé inicial, em 2 de setembro, haverá a liberação de eventos em ambientes abertos, tais como zoológico, Jardim Botânico, apresentações musicais, rodas de samba e outros; permissão de público com esquema vacinal completo nos estádios (com 50% da capacidade).

Também a liberação de público em boates, casas de show e festas em locais fechados com esquema vacinal completo e com 50% da capacidade. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.

Além disso, se confirmadas as condições epidemiológicas e com rigoroso protocolo sanitário, o Maracanã poderá voltar a receber público. O estádio poderá sediar o jogo da Libertadores entre Flamengo e Olímpia (Paraguai) com 10% da capacidade de cada setor, em 18 de agosto.

Para o evento, será feito controle de acesso ao estádio, sendo autorizados somente torcedores com o esquema vacinal contra covid-19 completado nos 15 dias anteriores à data do jogo, mediante comprovação pelo aplicativo Conecte SUS, ou resultado negativo de teste de antígeno realizado em até 48 horas anteriores à partida, exclusivamente por laboratório autorizado pelo clube organizador da partida.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse