IMUNIZAÇÃO

Rio de Janeiro retoma vacinação contra covid-19, mas pode interromper calendário novamente

Campanha pode ser interrompida no sábado se o Ministério da Saúde não enviar mais imunizantes, diz secretário

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Expectativa da Prefeitura do Rio é imunizar com a primeira dose toda a população acima de 18 anos até o dia 18  de agosto - Créditos da foto: Reprodução/Prefeitura de Cotia

Após interromper o calendário de imunização contra a covid-19, a Prefeitura do Rio de Janeiro retomou, nesta quarta-feira (28), a campanha de vacinação da população. Pela manhã, mulheres de 34 anos puderam ser vacinadas. Na parte da tarde, é a vez dos homens da mesma idade. Na última terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 291 mil doses do imunizante. 

Leia mais: Eduardo Paes volta a defender terceira dose a partir de setembro

Mas o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, admitiu que o calendário corre o risco de ser novamente interrompido se o Ministério da Saúde não fornecer mais vacinas nos próximos dias. Em entrevista à CNN, Soranz disse que as vacinas podem acabar nos próximos dias e a Prefeitura interromper a campanha no próximo sábado (31).

Durante a semana, ao interromper o calendário por falta de imunizantes, o prefeito Eduardo Paes (PSD) chegou a reclamar da lentidão do Ministério da Saúde por conta dos atrasos no repasse à capital.

A expectativa da Prefeitura do Rio é imunizar com a primeira dose toda a população acima de 18 anos até o dia 18  de agosto. Com isso, conta com o recebimento de doses do Instituto Butantã, que produz a Coronavac, da Pfizer e da Fiocruz.

Leia também: Com 76,2% dos casos, Rio de Janeiro é o estado com maior número de registros da variante Delta

Até agora, 3,6 milhões da primeira dose foram aplicadas na capital fluminense, o que corresponde a 75% da população adulta, segundo a Prefeitura do Rio. Mais de 30% da população adulta do Rio recebeu a segunda dose de algum dos imunizantes contra o novo coronavírus e mais de 130 mil pessoas recebeu a vacina em dose única.

Na próxima quinta (29) e sexta-feira (30), a Prefeitura vai imunizar homens e mulheres com 33 anos. No mesmo dia, haverá repescagem para pessoas de maior idade que deixaram de se vacinar na data correta. 

Os postos funcionam das 8h às 17h e quem vai se vacinar deve levar documento original com foto e número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda