COVID-19

Rio Grande do Sul confirma os dois primeiros casos da variante delta no estado

Com maior transmissibilidade, mutação também apresenta diminuição da eficácia dos anticorpos produzidos pelas vacinas

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A variante delta se espalha mesmo em países com alta taxa de vacinação - Ted Aljibe / AFP

Nesta segunda-feira (19), o governo do estado do Rio Grande do Sul comunicou a confirmação dos dois primeiros casos da variante delta do coronavírus no estado. Os casos correspondem a moradores da cidade de Gramado, região serrana, sem histórico de viagem e que tiveram contato entre si.

A nova variante tem como principal característica uma maior transmissibilidade, assim como apresenta diminuição da eficácia dos anticorpos produzidos pelas vacinas. Ainda não há evidências de que a delta provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens.

Leia mais: Brasil tem 19,4 milhões de casos de covid-19; variante delta chega a sete estados

Conforme informou o governo do estado, um dos casos teve a amostra de exame confirmada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, por meio de sequenciamento genético completo.

O segundo teve a amostra confirmada pelo Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), por meio de sequenciamento parcial e vínculo epidemiológico (proximidade com a primeira pessoa, que teve a amostra sequenciada na Fiocruz). 

Mais casos suspeitos em análise

Outros cinco casos suspeitos da variante delta seguem em investigação na Fiocruz (outro de Gramado, também contactante do caso confirmado, dois de Sapucaia do Sul, um de Esteio e um de Canoas).

Os resultados devem sair ao longo desta semana. A amostra de um paciente de Santana do Livramento também foi enviada para o sequenciamento completo, mas um parcial realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) já descartou se tratar desta variante.

De acordo com o Executivo estadual, o Cevs realiza, por meio do Lacen/RS e do CDCT, testes preliminares para a identificação desses casos suspeitos, incluindo sequenciamento parcial.

Leia também: Com mais 76% dos casos, Rio é o estado com maior número de registros da variante delta

As análises determinam se a amostra é uma provável VOC (variante de preocupação, da sigla em inglês) a partir da identificação de genes específicos que são diferentes entre os tipos de vírus. Ao serem enviadas para a Fiocruz, as amostras passam por um sequenciamento genômico completo, que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem de cada amostra.

Porto Alegre reforça medidas após a confirmação da nova variante

Após a confirmação dos casos da variante delta no estado, a prefeitura da capital anunciou, nesta segunda-feira, um novo protocolo que prevê a aplicação de teste a viajantes residentes ou com estadia mínima de quatro dias no município. A medida tem como objetivo manter a vigilância na entrada de novas variantes do novo coronavírus na cidade. O teste deverá ser realizado dentro de até 7 dias após o desembarque.

Para realizar o exame, o passageiro deverá preencher o Formulário de Retorno do Viajante, disponível neste link. O acesso também pode ser feito a partir do site da prefeitura. Após o preenchimento do formulário, o passageiro receberá, por e-mail, as instruções para a realização da coleta, e deverá procurar o laboratório indicado portando os seguintes documentos originais:

* Documento de identificação oficial com foto e CPF (RG, CNH, passaporte ou outro documento oficial);
* Bilhete aéreo – ou cartão de embarque - com desembarque em Porto Alegre até sete dias antes da data da coleta;
* Para residentes em Porto Alegre: comprovante de residência em seu nome ou declaração simples de residência emitida por terceiros;
* Para visitantes: comprovante de estadia (mínimo de quatro dias) em locais de hospedagem da cidade.

Conforme informa a prefeitura de Porto Alegre, os resultados serão divulgados em até 24 horas. Em caso positivo, o passageiro irá receber, por e-mail, as instruções para isolamento domiciliar, bem como os locais de acesso aos serviços de urgência da cidade e as unidades de saúde mais próximas do endereço informado. 

As pessoas com resultado negativo também receberão, via e-mail, orientações para prevenir a covid-19, como medidas de higiene e proteção individual. Todos os casos positivos serão encaminhados para estudo de análise genômica, com a intenção de monitorar as variantes de covid-19 que chegam a Porto Alegre.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), divulgará levantamento semanal sobre a testagem, sempre às sextas-feiras.

O novo protocolo foi criado com o objetivo de dar continuidade às medidas de controle sanitário no Aeroporto Internacional Salgado Filho, já que, na primeira ação, foram identificados passageiros que desembarcaram em Porto Alegre portando o vírus. A operação, que ocorreu entre os dias 14 e 27 de junho, realizou 6.203 testes em passageiros de diferentes origens. Destes, 55 casos tiveram diagnóstico positivo para covid-19. 

Anvisa estuda terceira dose

A variante delta, identificada pela primeira vez na Índia, acende o alerta no mundo. Com potencial de transmissão até 70% maior, a cepa também implicou em mudanças no panorama de imunização. A mutação do vírus derrubou a eficácia das primeiras doses das vacinas, o que motivou o mundo a correr para antecipar as segundas doses.

Nesta segunda-feira (19), a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou estudos sobre terceiras doses para reforçar a imunização. Entretanto, trata-se de um estudo preliminar e que vai contra indicação da OMS. O momento, para a entidade, é de vacinar com duas doses o máximo de pessoas possíveis.

A variante delta motivou, na última semana, o aumento no número de casos de covid-19 em todo o mundo em 1%. A cepa ainda circula de forma tímida no Brasil, mas já dá sinais de expansão, e deve se tornar dominante nos próximos meses, como já visto na Europa e Ásia.

*Com informações do Governo do Estado do RS e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira