Rio de Janeiro

ECONOMIA E LAZER

Maricá (RJ) sedia seminário de turismo rural e de aventura

Encontro ocorre na quarta-feira (21) na Fazenda Pública Joaquín Piñeiro em formato híbrido

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O encontro debaterá oportunidades e estratégias para o setor do turismo no estado do Rio - Foto: Jaqueline Deister

O I Seminário Estadual de Turismo Rural e de Aventura ocorrerá na quarta-feira (21), no município de Maricá, na região metropolitana do Rio. O encontro, com o tema “Tendências e Oportunidades no Pós-Pandemia”, será sediado na Fazenda Pública Joquín Piñeiro, no bairro de Espraiado, de forma híbrida, ou seja, presencial e online das 10h às 18h.

As inscrições para participar presencialmente já se encerraram. A transmissão de todo evento será feita pelas redes da Federação de Convention & Visitor Bureau do Estado do Rio de Janeiro no Facebook e no Youtube.

Leia mais: Em cerimônia emocionada, MST celebra vida e luta de Joaquín Piñero

O painel de abertura contará com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, e do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Phillipe Campello. O tema será: Políticas públicas inovadoras e os desafios para a recuperação do setor do turismo no Rio de Janeiro que terá a mediação do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto.

“Este evento estadual contará com a presença de técnicos, operadores, gestores públicos e autoridades do setor de turismo rural e de aventura. O momento é muito oportuno para o debate e a estruturação de roteiros, visando atender a um grande fluxo, que certamente será gerado após a pandemia”, disse José Alexandre de Almeida, secretário de Promoção e Projetos Especiais.


Seminário apresentará estratégias para a retomada do turismo no pós-pandemia / Foto: divulgação

A realização do evento é da Prefeitura de Maricá e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com promoção da Federação de Convention &Visitor Bureau e apoio da Setur/RJ, TurisRio, Condetur Costa do Sol, Cieth, ACTA e Maricá C&VB. A programação completa está no site www.fcvbrj.org.br

Fazenda

Com uma área total de 200 hectares, a Fazenda Joaquín Piñero pertence ao município de Maricá desde 2018, quando foi desapropriada. De acordo com o Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do município, Julio Carolino, os objetivos da prefeitura com a desapropriação foram impedir que o local se tornasse mais um condomínio fechado e também dar sequência aos projetos de estímulo à retomada da produção agrícola na cidade. 

Até o início de março, a fazenda tinha o nome de Ibiaci. O local trocou de nome para homenagear o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Joaquín Piñeiro, morto em 12 de março após uma luta de um ano contra um câncer. 
 

Edição: Jaqueline Deister