Arte e Inclusão

Projeto de canto para idosos no RS realiza apresentações virtuais durante o mês de julho

Projeto “O canto como revigoramento coletivo, inclusão social e cultural” foi possível com recursos da Lei Aldir Blanc

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
As apresentações serão feitas em entidades vinculadas ao Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre e serão transmitidas ao público através do YouTube - Reprodução

“O canto como revigoramento coletivo, inclusão social e cultural” é um projeto que realizou oficinas de canto com a comunidade da Fundação de Proteção do Estado do RS (FPE RS) e do Conselho Municipal do Idoso (COMUI), sendo viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc. Devido às condições impostas pela pandemia, as atividades foram adaptadas para a versão virtual, através de oficinas e ensaios por videoconferências e gravações. 

Para finalizar o ciclo de atividades, haverá dezenas de apresentações de canto a capella, entre os dias 15 e 30 de julho. As apresentações serão feitas em entidades vinculadas ao Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre e serão transmitidas ao público por meio do YouTube.

Os locais já agendados são: o Asilo Padre Cacique, Associação de Cegos Louis Braille (ACELB), Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados (SPAAN), Lar Maria de Nazaré, Nosso Lar - Casa de Repouso, Ipanema Lar do Idoso, Associação Cultural Amigos para Sempre (ACAPS), Casa dos Amigos de Santo Antônio, Pequena Casa da Criança, entre outros.

Canto "a capella" é quando as músicas são cantadas sem o acompanhamento de instrumentos musicais, sendo o foco do trabalho desenvolvido no projeto “O canto como revigoramento coletivo, inclusão social e cultural”.

Foram realizadas oficinas de técnica vocal e ensaios de canto para a comunidade da FPE RS, preparando um arranjo vocal da música "Acredite, vai passar", de Rick Sollo, para a produção do Coro Virtual da FPE RS.

O vídeo foi lançado no dia 28 de maio nas comemorações de 19 anos desta entidade, que tem como missão acolher e proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e contou com a participação do compositor que fez um depoimento destacando a qualidade da versão vocal a capella de sua música.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko