Covid-19

Avanço da vacinação faz ocupação de leitos de UTI cair para 72% em Curitiba (PR)

Município apresentou forte desaceleração dos casos confirmados; capital imunizou, até o momento, 88% da população idosa

via Porém.net |
Capital paranaense vacinou com duas doses praticamente todo o público acima de 65 anos - Créditos da foto: Reprodução/Prefeitura de Cotia

O avanço da vacinação em Curitiba, no Paraná, tem se refletido na queda dos casos de contaminação e, consequentemente, da ocupação dos leitos. Fatores que levaram a cidade a adotar a bandeira amarela. Curitiba tem, atualmente, 7.172 casos ativos e 72% de ocupação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para covid-19.

:: Tirar presos da prioridade na vacinação mostra desrespeito do governo à vida, avaliam juristas ::

O município apresentou forte desaceleração dos casos confirmados e da propagação. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o número de pacientes confirmados nos últimos dias em leitos clínicos caiu para 0,84. Já a média móvel está em 530 casos.

No começo da pandemia, em março de 2020, a cidade possuía 86 leitos públicos para tratar a covid-19. Já no final de maio de 2021, o sistema de saúde da capital colapsou e a cidade registrou 104% de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19. Curitiba agora está com alguma folga na ocupação dos leitos. Dos 530 disponíveis, 149 estão livres.

:: Terceira dose, sommelier de vacina, efeitos colaterais: esclareça dúvidas sobre a imunização ::

Vacinação controla contaminação e retrai mortes

Um dos principais motivadores da queda dos números é o avanço da vacinação. A capital paranaense conseguiu vacinar com duas doses praticamente todo o público acima de 65 anos.

Isso significa que Curitiba conseguiu imunizar 88,28% da população com as duas doses ou com a dose única.

:: Desigualdade: 23% da população mundial tem apenas a 1ª dose da vacina ::

Agora, Curitiba avança na vacinação do público acima de 45 anos. Das 134 mil pessoas entre 45 e 49 anos, 115 mil receberam a primeira dose.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini