O estado do Rio de Janeiro pode antecipar a segunda dose da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 para todos os municípios. A informação foi dada pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio (Cosems-RJ), Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde de Niterói, na região metropolitana, ao jornal Extra.
Leia também: Mesmo com implacável bloqueio imposto pelos EUA, Cuba não ficou de fora da corrida da vacina
Hoje o intervalo entre as duas injeções previsto no estado é de 12 semanas. Com a nova decisão, o estado passaria a permitir que a segunda dose seja aplicada a partir de 8 semanas após a primeira.
Pelo menos cinco estados já estão permitindo a antecipação da segunda dose do imunizante, entre eles, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina. Os principais motivos justificados pelos governos estaduais são aumentar a parcela da população totalmente imunizada e evitar ultrapassar o prazo de 12 semanas entre as doses.
A proposta já teria sido aceita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e seu comitê científico. No entanto, não tem ainda o apoio do Ministério da Saúde.
A intenção do Cosems é publicar nos próximos dias uma deliberação conjunta, assinada por estado e municípios, no Diário Oficial do estado. O texto não vai impor, mas permitir que as cidades adotem o novo cronograma, caso seja possível.
Edição: Mariana Pitasse