covid brasil

Ainda em platô alto, Brasil tem semana de queda na média móvel de óbitos por covid

Menos de 15% da população está com a imunização completa

Brasil de Fato |
Média móvel de óbitos segue alta, mas com tendência de queda
Média móvel de óbitos segue alta, mas com tendência de queda - Michael Dantas/AFP

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, de Conass, divulgados neste sábado (10), o Brasil somou 532.893 mortes pela covid-19 e ultrapassou a marca de 19 milhões pessoas infectadas. Nas últimas 24 horas, 1.205 óbitos foram registrados pelos municípios.

A média móvel de óbitos notificados nos últimos sete dias ficou em 1.329. Apesar de elevado, o número reforça a tendência de queda nos registros de vidas perdidas para o coronavírus, que tem sido verificada desde o dia 05 de julho, quando o acumulado da semana ficou em 1.558.

Vacinação 

A vacinação é um fator que, segundo especialistas, vem contribuindo com a redução dos casos graves e, consequentemente, dos óbitos relacionados à covid-19. Mas o ritmo de aplicação das doses ainda é lento. De acordo com as informações reunidas pelo consórcio de veículos de imprensa, o total de brasileiros que receberam a primeira dose chegou a 82.908.617. Já o número de pessoas que estão com a imunização completa é de 29.993.075, correspondente a apenas 14,16% da população. 

 

Edição: Geisa Marques