Ceará

Imunização

Ceará já recebeu mais de cinco milhões de doses de vacina contra a covid-19

Até o momento, de acordo com dados do vacinômetro do estado do Ceará, já foram aplicadas 4.709.516 doses

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Para quem for se vacinar em Fortaleza, a consulta do agendamento deve ser feita pelo site Vacine Já ou pelo canal Coronavírus Fortaleza. - Foto: Tatiana Fortes / GOVCE

O estado do Ceará recebeu hoje (09) mais lotes com doses de vacinas contra a covid-19, contendo 69.030 doses da Pfizer/BioNTech e mais 32.600 doses da CoronaVac/Butantan, totalizando 101.630 doses de vacinas que serão destinadas à imunização da população geral por idade. Além dessas, no dia 3 de julho, o estado também recebeu seu 42º lote de vacinas contendo 211.800 doses, sendo 120.250 da AstraZeneca e 91.550 da Janssen, lembrando que está última é necessária apenas uma dose para atingir a imunização, o que, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) representa uma agilidade no processo. Na ocasião, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) disse em suas redes sociais que “esses lotes nos permitirão avançar no processo de imunização dos cearenses, tanto na primeira quanto na segunda dose (ou dose única). É muito importante que esse fluxo de vacinação seja mantido para garantirmos a saúde da nossa população. Por isso, fiquem atentos ao cadastro e às listas de agendamento em seus municípios. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar essa pandemia”.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado do Ceará, os imunizantes serão distribuídos, conforme proporção e demanda dos municípios cearenses, em até 24 horas. O repasse das doses segue a logística que o Governo do Estado estruturou, por meio da Central de Armazenamento e Distribuição (Ceadim) da Sesa, para garantir que os imunobiológicos sejam distribuídos às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) e, depois, aos municípios cearenses com rotas aéreas e terrestres.

Segundo dados do Governo do Estado do Ceará, em janeiro, o estado recebeu 334.900 doses, em fevereiro foram 244.700, em março foram 753.750, abril foram 1.096.950 doses, já em maio foram 1.304.070 doses, junho foram 1.367.428 e, até o momento, durante o mês de julho, o estado já recebeu 380.120 doses.

O vacinômetro informa que em todo o estado já foram aplicadas 4.709.516 doses de vacina contra a covid-19, sendo 3.470.375 de primeira dose e 1.160.691 de segunda dose. A novidade agora é a quantidade de vacinas aplicadas em doses únicas que já chega a 78.450. Na capital cearense, a Prefeitura de Fortaleza informa que o número de fortalezenses que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 já soma um total de 1.252.848 até quarta-feira (07). A população que tomou as duas doses da vacina chegou a 393.929, segundo atualização divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nessa quinta-feira (08).

A artesã Julianny Pinheiro, que mora em Fortaleza e já tomou a sua primeira dose confessa que na ocasião sentiu um misto de sentimentos, de tristeza por saber que chegou tão tarde, e que muitas pessoas não puderam ter a mesma chance e, ao mesmo, tempo uma sensação de alívio e esperança. “Com a chegada da minha gestação os cuidados tiveram que ser redobrados, então a vacina veio trazendo mais um pouco de alívio. Não é fácil gestar em um período pandêmico, você se preocupa consigo e com o ser que carrega dentro de si. Esperança porque somente com a vacina é possível mudar todo esse quadro caótico que vivemos hoje. Esperança que a próxima geração que está chegando vai viver um momento bem diferente do que estamos passando agora”.

Questionada sobre como ela enxerga as ações de vacinação realizadas pelo poder público no Ceará, ela afirma que fica muito feliz de ver amigos, familiares e conhecidos já se vacinando, mas vê que o processo, mesmo avançando, ainda caminha a passos lentos. “Eu tive a oportunidade de entrar no grupo de Gestantes e Puérperas, o que me deixou também muito contente com essa iniciativa do Estado. Porém, ainda acho que estamos em um processo lento, uma parcela ainda muito pequena da população cearense foi vacinada. Eu acredito que vacina é algo emergencial, para ontem, e direito de todos”.

Cadastro

A Sesa informa que segue liberado o cadastro no Saúde Digital para adolescentes entre 12 e 17 anos de idade no Ceará e lembra que a medida é obrigatória para que eles possam entrar na fila da vacinação contra a covid-19. Ainda não há previsão para o início da imunização desse público, mas a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará ressalta a importância dessas pessoas anteciparem e realizarem logo o cadastro.

Para quem for se vacinar em Fortaleza, a consulta do agendamento deve ser feita pelo site Vacine Já ou pelo canal Coronavírus Fortaleza.

Covid-19 no Ceará

Em todo o Ceará, de acordo com o portal IntegraSUS, já foram confirmados 899.792 casos de coronavírus, chegando a um total de 22.969 óbitos. Já os casos recuperados chegam a 632.422.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Vanessa Gonzaga