Ceará

Solidariedade

Cozinha Popular é inaugurada no bairro Pirambu, em Fortaleza

O local conta com a colaboração de voluntários para o seu funcionamento.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A cozinha popular do Pirambú está localizada na rua Monsenhor Rosa, nº 446. - Foto: Helder Careca

Agora, o bairro do Pirambu, em Fortaleza, também conta com uma Cozinha Popular, localizada na rua Monsenhor Rosa, nº 446. De acordo com Helder Careca, da coordenação estadual do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito (MTD), atualmente o local conta com doze colaboradores voluntários que moram na própria comunidade. Por enquanto, ela irá funcionar aos sábados com a produção das refeições a partir das 7h da manhã e distribuição gratuita iniciando às 12h.

Helder explica que a iniciativa surgiu depois de dois meses de funcionamento da cozinha da Bela vista e que a ideia é futuramente ampliar para outros locais de Fortaleza e cidades do interior também. “Mas a gente também tem um desejo de ampliar para outras comunidades dentro do Pirambu, porque o bairro é gigantesco”, afirma.

Inaugurado no dia 26 de junho, o espaço conta com a colaboração de voluntários para o seu funcionamento. De acordo com Helder, a cozinha popular é um local construído pelas pessoas da comunidade, assim, a população que quiser e puder ajudar podem se voluntariar na própria cozinha ajudando na preparação das refeições, limpeza e com doações de alimentos e financeiro também através do pix: 67196004353.

Helder explica que a cozinha do Pirambu funciona hoje porque houve uma conversa com várias pessoas da comunidade. Muitas delas se sensibilizaram e entenderam a importância do trabalho e estão colaborando financeiramente. “No bairro do Pirambu, depois desse governo, o aumento, os gastos, a cesta básica lá para cima, água alta, luz alta, o gás nem se fala, então muita gente está deixando de comer para poder morar e a cozinha veio para ajudar a saciar um pouco e dá um pouco de esperança ao povo no Pirambu”. Mais informações nas redes sociais do MTD Ceará.

As instituições que estão a frente da iniciativa no Pirambu são: o Instituto Arte de Fazer (IAF) e o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito (MTD).

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Monyse Ravena