Imunizantes

Após proibição da Astrazeneca em gestantes, Pernambuco distribui vacina Pfizer em todo o estado

Somente no primeiro semestre de 2021, o Estado já notificou 104 casos graves do novo coronavírus em mulheres grávidas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Já foram imunizadas com a primeira dose 58.261 gestantes, o que corresponde a 50% desse público prioritário no estado
Já foram imunizadas com a primeira dose 58.261 gestantes, o que corresponde a 50% desse público prioritário no estado - Foto: Agência Brasil

O estado de Pernambuco, que foi o estado pioneiro na vacinação geral de gestantes e puérperas contra a covid-19 com o imunizante da Pfizer, seguirá vacinando este grupo. Para reforçar a importância de acelerar a imunização das grávidas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) lançou na última quarta-feira (07) uma campanha nas redes sociais para conscientizar a população pernambucana sobre o tema. 

Na última terça, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão do imunizante do laboratório estadunidense Janssen, do grupo Johnson & Johnson, e do laboratório britânico AstraZeneca, produzido em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O motivo é o risco de trombose associado a essas vacinas em gestantes, ainda que extremamente raro.

::Últimas da vacina: Anvisa recomenda suspensão de Janssen e AstraZeneca em grávidas::

Por estar utilizando apenas a Pfizer em mulheres grávidas, o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 contabiliza que já foram imunizadas com a primeira dose 58.261 gestantes, o que corresponde a 50% desse público prioritário. 

Para assegurar a imunização de todo esse público, o governo estadual enviou para todos os 184 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha, 100% das doses da vacina da Pfizer destinadas a gestantes e puérperas - o Estado conta com uma população aproximada de 116 mil pessoas neste grupo.

“Com a suspensão da Anvisa, em 10 de maio, do uso do imunizante da AstraZeneca em gestantes, Pernambuco decidiu, já em 12 de maio,  descentralizar as vacinas da Pfizer para todo o Estado, contemplando as gestantes e puérperas com ou sem comorbidades. Essa iniciativa, que teve o parecer positivo do Comitê Técnico, foi fundamental para avançar na proteção desse público”, relembra o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Os números da doença entre gestantes e puérperas continua preocupando a comunidade médica, deixando em alerta os especialistas. Em todo ano de 2020, Pernambuco registrou 105 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Covid-19 em gestantes. Somente no primeiro semestre de 2021, o Estado já notificou 104 casos graves do novo coronavírus nas grávidas.

::Desigualdade: 23% da população mundial tem apenas a 1ª dose da vacina::

A superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo, reitera que o imunizante da Pfizer têm sido utilizado fortemente na vacinação desse grupo prioritário, ratificando a eficácia da vacina. “A vacina da Pfizer é segura e eficaz para esse grupo. Vários países no mundo já têm utilizado o imunizante, protegendo suas grávidas e puérperas durante a pandemia. Entendemos que esta é a melhor estratégia, neste momento, para garantirmos a redução da mortalidade materna por Covid em todo o Estado”, ressalta.

A pedagoga Poliana Evas, 33 anos, aguarda a chegada do primogênito Bento e garantiu a sua primeira dose da vacina da Pfizer ainda no mês de maio. “A gestação em si já traz insegurança. E estar gerando uma nova vida no meio de uma pandemia é ainda mais inseguro. Ter me vacinado foi uma comemoração não apenas para mim, mas para toda a nossa família, que agora sente mais segurança no transcorrer da gravidez”, conta.

Assim como outras gestantes, Poliana tem notado o receio de algumas grávidas sobre a segurança das vacinas, mas um fator foi fundamental na escolha pela imunização. “Eu tenho ouvido algumas pessoas falarem do medo de tomar a vacina. Mas o que eu senti, e o que eu imagino que outras mulheres devam sentir também, é um medo maior de ser contaminada com o novo coronavírus e contaminar o nosso bebê. Então, para mim, vacinar-se é um ato de amor, por mim e pelo meu filho”, defende.

::O escudo de vacinas de Cuba e os cinco monopólios que estruturam o mundo::

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga