Rio de Janeiro

Apuração da denúncia

Vacinação no RJ: capital e cidades da região metropolitana negam imunizantes vencidos

Em Nilópolis, Secretaria municipal de Saúde está convocando moradores que tomaram dose vencida para revacinação

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em algumas cidades, o problema teria ocorrido por conta de erros no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde - João Viana / Fotos Públicas

Depois de fazer verificação nos dados, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) informou no último sábado (3) que nenhuma de suas unidades recebeu ou aplicou vacinas vencidas. Segundo a Prefeitura do Rio, foram avaliados 756 casos de vacinação com suspeita de aplicação de doses fora da validade.

Leia mais: Bolsonaro é reprovado por gestão da pandemia e tido como culpado por demora na vacina

De acordo com a SMS, o problema teria ocorrido por conta de erros no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

Antes da confirmação, a SMS havia criado um serviço para orientar os moradores da cidade. Em caso de alguma aplicação após o fim do prazo de validade dos imunizantes confirmada, a pessoa seria convocada para a revacinação, como foi recomendado pelos órgãos de Saúde. 

Na região metropolitana, as cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí tiveram 20 pessoas suspeitas de terem recebido a vacinação fora da validade. No entanto, as prefeituras apuraram e negaram a aplicação de imunizantes vencidos.

Nilópolis

Em Nilópolis, a Secretaria municipal de Saúde está convocando as pessoas identificadas de terem recebido as doses vencidas da AstraZeneca para que sejam novamente vacinadas. Profissionais de saúde entraram em contato com este grupo durante o fim de semana para orientar que procurassem o posto montado na Igreja do Nazareno. 

Nesta segunda (5), a Prefeitura de Nilópolis informou à imprensa que 25 pessoas foram revacinadas dentre as 210 que teriam tomado doses vencidas. Segundo o levantamento, a cidade teria aplicado 852 doses após o vencimento.

Edição: Mariana Pitasse