Rio de Janeiro

últimas notícias

Vacinação no Rio: com novas remessas de imunizantes, cidades adiantam calendário

Na capital, grávidas imunizadas com a primeira dose da AstraZeneca poderão receber a segunda dose com a vacina da Pfizer

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A manutenção do calendário adiantado depende da contínua chegada de novas remessas dos imunizantes, se atrasarem também atrasam o calendário - Foto: Thiara Montefusco /Gov. do Ceará

Os calendários de vacinação das cidades do estado do Rio de Janeiro sofreram diversas alterações para se adequar às novas remessas de vacinas nesta última semana do mês. Somente na capital, chegaram novas 77.562 doses da vacina da Pfizer e 51.340 da Jansen, o que permitiu a organização de mais um adiantamento no cronograma da vacinação pela Prefeitura do Rio.

Outras cidades da região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo, também tiveram um adiantamento no planejamento das vacinas. No entanto, a manutenção desse planejamento nas próximas semanas depende da contínua chegada de novas remessas dos imunizantes, se atrasarem também atrasam o calendário.

Rio de Janeiro

Na última segunda-feira (28), teve início a vacinação das pessoas com 47 anos. O plano é que avance uma idade por dia, até sexta-feira (2), quando serão contempladas pessoas com 43 anos. 

O esquema segue o mesmo que já vem sendo feito, com mulheres recebendo as doses de manhã e homens à tarde. No sábado, será feita uma repescagem para quem tem 43 anos ou mais. Quem vai receber a vacina também deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.

Como noticiado pelo Brasil de Fato, nesta semana, as lactantes também passaram a fazer parte do grupo prioritário, independente da idade do bebê, podendo se vacinar em qualquer dia da semana. 

Na madrugada desta terça (29), a Secretaria municipal de Saúde (SMS) informou que as grávidas imunizadas com a primeira dose da AstraZeneca poderão receber a segunda dose com a vacina da Pfizer, na capital. A autorização foi feita pela SMS a partir da recomendação do comitê científico da pasta.

Niterói

Em Niterói, o cronograma segue um pouco mais avançado que no Rio e a semana teve início com a vacinação das pessoas com 44 anos. Segundo o calendário, até o fim de julho, pessoas a partir de 32 anos terão recebido a primeira dose no município.

O calendário também foi ampliado para as gestantes e lactantes de até 6 meses do nascimento do bebê com indicação médica para a imunização.

A Prefeitura de Niterói começou a disponibilizar aos moradores nesta semana o agendamento das doses pelo aplicativo Colab em mais dois pontos de imunização: na policlínica regional de Piratininga e no Ginásio do Colégio Gomes Pereira, no Largo da Batalha. O agendamento está disponível também para o Campo de São Bento, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Icaraí; e nas policlínicas Sérgio Arouca, no Vital Brazil; Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço; e Engenhoca.

São Gonçalo

Em São Gonçalo, o cronograma segue ainda mais adiantado e a população geral a partir de 34 anos começou a ser vacinada na última segunda (28). Até o final da semana, o cronograma pretende atingir pessoas com mais de 28 anos.

O funcionamento dos postos será das 8h às 17h, em 10 pontos de vacinação. Já as clínicas Gonçalense do Mutondo e a Dr. Zerbini, no Arsenal, vão funcionar até às 21h. 

Os porturários, profissionais da educação, estagiários da saúde, veterinários, guardas municipais, profissionais da educação física e pessoas com comorbidades, síndrome de down, deficiências permanentes, grávidas, puérperas sem comorbidades, lactantes com bebêde até 12 meses fazem parte do grupo prioritário. Todos precisam estar acima dos 18 anos.

Edição: Mariana Pitasse