Rio Grande do Sul

NÃO AO AGROTÓXICO

Em protesto, entidades cobram que governo Leite retire o PL 260 da ALRS

Proposta altera legislação estadual para liberar no RS agrotóxicos proibidos nos países onde são fabricados

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Protesto realizado nesta segunda-feira (28) em frente ao Palácio Piratini representa mais de 240 entidades contrárias à proposta - Leandro Molina

Contrariando o parecer técnico da Secretaria Estadual da Saúde, o governo gaúcho mantém na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 260, que propõe alterar a Lei Estadual 7.747/82, que controla o uso de agrotóxicos no Rio Grande do Sul. Em regime de urgência, a votação do PL está prevista para ocorrer na sessão plenária desta terça-feira (29).

Desde o ano passado, quando o projeto entrou em tramitação na Assembleia, mais de 240 entidades contrárias à proposta estão mobilizadas pedindo que o governo Eduardo Leite (PSDB) retire o PL de votação. Nesta segunda-feira (28), cumprindo protocolos sanitários, representantes das entidades e movimentos do campo protestaram em frente ao Palácio Piratini. Com carro de som, faixas e cartazes, reforçaram o pedido para que o governo retire o projeto da Assembleia.

Na última sexta-feira (25), o deputado estadual Edegar Pretto (PT) e o ex-deputado Antenor Ferrari (MDB) se reuniram pessoalmente no Palácio Piratini com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos. Novamente entregaram documento com informações técnicas a respeito dos prejuízos e impactos que a alteração da lei estadual poderá causar. Também questionaram o motivo do prosseguimento de um projeto que tem parecer contrário de uma secretaria do próprio governo do estado.

“Essa lei modificada será um retrocesso para a saúde e o meio ambiente. Ela hoje está na vanguarda nacional, especialmente na preservação ambiental. Ainda confiamos na responsabilidade do governo em manter a legislação atual e não liberar no estado venenos proibidos em outros países. Se é proibido lá, porque usar aqui?”, questiona Pretto.

Antenor Ferrari, que é autor da lei aprovada em 1982, também é contrário à alteração da legislação, assim como as diversas entidades das áreas ambiental, da saúde e produção de alimentos, que rechaçam a proposta que está em tramitação na Assembleia gaúcha.

“A lei foi construída com as mãos de centenas de entidades. Não há explicação para que a legislação seja simplesmente revogada na sua essência”, observa Ferrari.

Em 10 de fevereiro deste ano, deputados, representantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea RS) e Conselho Estadual de Saúde foram recebidos pelo governador Eduardo Leite no Palácio. No encontro, entregaram documento com assinatura das entidades. O governo atendeu ao pedido de retirada de urgência, mas o projeto seguiu tramitando na Casa. No final de maio, o governo novamente solicitou o regime de urgência para acelerar a votação.


Governo Leite, que havia retirado pedido de urgência d PL em fevereiro, voltou atrás e solicitou novamente, no final de maio, o regime para acelerar a votação / Leandro Molina

* Com informações da Agência de Notícias da ALRS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira