Eleições

Pesquisa Ipec traz Lula com 49% das intenções de voto e Bolsonaro com apenas 23%

Lula venceria no 1º turno se eleição fosse hoje; entre evangélicos, lidera com 43% a 32%, e com 52% a 20% entre católico

|

Ouça o áudio:

Entre o levantamento anterior e o atual, o Brasil superou 500 mil mortes pela covid-19 - FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL E RICARDO STUCKERT/INSTITUTO LULA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva supera Bolsonaro em 26 pontos percentuais e estaria próximo de vencer em primeiro turno se as eleições presidenciais fossem hoje.

Segundo pesquisa do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), Lula lidera a preferência do eleitorado com 49%, enquanto Bolsonaro aparece com 23%. Ainda segundo a pesquisa, o ex-presidente já aparece com larga vantagem também entre os evangélicos, 43% a 32%, e entre os católicos, 52% a 20%.

:: Lula sobre os atos #19J de sábado: "A sociedade começou a andar" ::

De acordo com a pesquisa Ipec, além de Lula e Bolsonaro os demais nomes tidos como potenciais candidatos não ultrapassam dois dígitos. Por exemplo, Ciro Gomes (PDT), teria 7%; João Doria (PSDB), 5%; e o ex- ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%.

A consulta foi feita presencialmente, com 2.002 eleitores, em 141 municípios, entre 17 e 21 de junho. Antes, portanto, de estourar o escândalo da compra superfaturada em mais de 1.000% da vacina indiana Covaxin. Antes, também, de Jair Bolsonaro perder covardemente a estribeira diante de uma jornalista em Guaratinguetá.

::"O genocida será derrotado em 2022", diz Lula em encontro com movimentos populares::

E, ainda, de o presidente ter uma passagem humilhante pelo Rio Grande no Norte, na quinta-feira (24), onde chegou a pegar um menino no colo e arrancar-lhe a máscara. Veja vídeo, postado ontem pelo jornalista Lino Bocchini, no Twitter.

Reprovação e rejeição

Entre o levantamento anterior e o atual, o Brasil superou 500 mil mortes pela covid-19. O movimento por Fora Bolsonaro realizou protestos gigantes em 29 de maio e em 19 de junho – e há mais um marcado para 24 de julho. E a CPI da Covid passou a levantar fortes indícios de crime de responsabilidade cometidos pelo governo federal.

:: Novas manifestações contra Bolsonaro e pela vacina são confirmadas para o 24 de julho ::

A pesquisa Ipec traz ainda dados devastadores sobre a rejeição em alta do presidente Jair Bolsonaro, enquanto a de Lula está em baixa.

Responderam que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum 62% dos entrevistados, ante 56% que tinham essa opinião no levantamento anterior, em fevereiro. Já o ex-presidente Lula, que tinha 44% de rejeição, agora tem 36%.


Ex-presidente Lula se reuniu com lideranças comunitárias, movimentos populares, ativistas e comunicadores no Rio de Janeiro / Ricardo Stuckert

Cresce reprovação de Bolsonaro

Isso porque o instituto verificou também um forte movimento de reprovação de Bolsonaro. De acordo dados do Ipec (instituto criado pela estatística Márcia Cavallari, ex-Ibope), 50% da população acha o governo ruim/péssimo (eram menos de 40% os que pensavam assim há quatro meses). Já o percentual dos que dizem que o governo Bolsonaro é ótimo/bom caiu de 31% para 23%.

::Lula aumenta vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno, mostra pesquisa XP/Ipespe::

O Ipec também apurou se o eleitor aprova ou desaprova a maneira de o presidente governar. Os que aprovam diminuíram de 38% para 30% desde fevereiro, enquanto a taxa de desaprovação foi de 58% para 66%.

No Nordeste, 73% dos entrevistados desaprovam o governo Bolsonaro, que tem maior aprovação no Sul, 36%, mas com desaprovação também forte na região (59%). Além disso, caiu de 36% para 30% os que responderam confiar no presidente. Já os que desconfiam, que antes eram 61%, agora são 68%.