Rio de Janeiro

PANDEMIA

"Não queria ser vacinada por você", diz moradora de Paquetá a ministro da Saúde

Primeira imunizada da ilha do Rio disse que Queiroga representa um governo que nega a ciência

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Paquetá vacinação
Moradora disse que preferia ser vacinada por um agente de saúde ou pela infectologista Margareth Dalcomo, que estava no evento - André Borges/AFP

Primeira moradora da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, imunizada contra a covid-19, a escritora Conceição Campos foi vacinada no último domingo (20) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Após ter a dose aplicada, ela disse a Queiroga que a vacina é verdadeira, mas que a mão que aplicou não é.

O protesto da moradora continuou, mas o ministro, que estava em Paquetá para inaugurar a campanha na ilha, permaneceu em silêncio. Conceição disse que preferia ser vacinada pela infectologista Margareth Dalcomo, que estava no local durante a ação, é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e defensora da imunização da população.

Leia mais: Prefeitura do Rio pretende fazer "carnaval fora de época" na ilha de Paquetá

A primeira imunizada de Paquetá foi perguntada por Queiroga se estava feliz. Conceição disse que sim, estava feliz por estar vacinada. "Mas não queria ser vacinada por você". Ela disse que não se sentiu confortável por ter sido vacinada pelo representante de um governo que é contrário à vacinação da população, que faz campanha contra a imunização, que é contra o uso de máscaras e que não possui nenhuma política de distanciamento social.

Teste

Na semana passada, a Prefeitura do Rio anunciou a intenção de realizar em Paquetá, no mês de setembro, um "carnaval fora de época" como evento-teste. A festa ocorreria após a vacinação em massa da população do bairro, seria sem o uso de máscaras e de distanciamento social, com o objetivo de testar a eficácia da imunização da população.

Leia também: Queiroga diz que Bolsonaro pretende “adotar medidas” contra lockdown

O projeto faz parte de um estudo, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para que toda a população de Paquetá seja imunizada, independente do calendário normal de vacinação no município. A prefeitura, no entanto, não esclareceu como fará o controle de acesso na ilha no dia do evento.

Edição: Eduardo Miranda