FAKE NEWS

Vídeo desmente bolsonaristas e mostra que "motociata" só teve 6 mil motos em SP

Recurso de inteligência artificial e sistema de monitoramento da rodovia Bandeirantes contabilizaram veículos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

motociata bolsonaro
Recurso que usa Inteligência Artificial fez contagem de veículos em via por onde passou Bolsonaro e seus seguidores - Reprodução

Um vídeo que circula na internet e foi publicado no Youtube mostra que a "motociata" de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no último sábado (12), em São Paulo, contou com a participação de 6.253 motos.

Continua após publicidade

O recurso, mostrado no vídeo, utiliza uma ferramenta de Inteligência Artificial para realizar a contagem de veículos. A informação contraria os grupos bolsonaristas, que no fim de semana espalharam boatos na internet de que o ato teria reunido mais de 1 milhão de motoqueiros.

Leia mais: Bolsonaro promove aglomerações em SP e é multado por governo Doria

Já o sistema de monitoramento da rodovia Bandeirantes, pode onde passaram Bolsonaro e seus seguidores, registrou entre 11h08 e 12h31 do sábado (12) a passagem de 6.661 veículos. O levantamento foi divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Continua após publicidade

Durante a "motociata", três pessoas se envolveram em acidentes após o choque e queda de motos no percurso de cerca de 100 quilômetros. 

Leia também: Prefeitura do Rio silencia sobre aplicar multa a Bolsonaro em ato sem máscara

Bolsonaro foi multado pelo governador de São Paulo João Doria (PSDB) por não utilizar máscara durante o ato. Além do capitão reformado, a autuação no valor de R$ 552,71 foi feita ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, que também participaram do ato. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda