RACISMO ESTRUTURAL

Empresa demite funcionário branco que acusou jovem negro de roubo no Leblon (RJ)

Matheus Ribeiro contou que teve que provar a casal de jovens brancos que bicicleta elétrica era sua

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Matheus Ribeiro bicicleta elétrica
Matheus postou foto com sua bicicleta nas redes sociais logo após a acusação; casal não identificado foi filmado por instrutor de surfe - Reprodução

A empresa Papel Craft, que atua no segmento de papelaria e objetos de design, informou em suas redes sociais que demitiu o funcionário Tomás Oliveira. Ele aparece em um vídeo acusando um jovem negro de ter roubado a bicicleta elétrica de sua namorada. O caso aconteceu no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, no último sábado (12).

Leia mais: Casal acusa jovem negro de roubar bicicleta e ele precisa provar que veículo é seu

Após anunciar nas redes uma liquidação de produtos, o post da empresa teve mais de 100 comentários de pedido de posicionamento sobre o ocorrido. Tomás era designer na marca. Alguns seguidores da página da Papel Craft pediram que a empresa contrate um profissional negro para reafirmar a luta contra o racismo.

Na última segunda-feira (14), o instrutor de surfe Matheus Ribeiro registrou boletim de ocorrência contra o casal que o acusou. Ele também restringiu o acesso ao vídeo que havia postado em sua conta no Instagram e que já tinha mais de 100 mil curtidas. Nas imagens, é possível ver Tomás pegar o cadeado das mãos do dono da bicicleta e se frustrar ao constatar que a bicicleta não é de sua namorada.


Seguidores da página da marca comentaram em post com pedido de posicionamento da empresa / Reprodução

"Um preto numa bike elétrica? No Leblon? 'Só podia ser, eu acabei de perder a minha, foi ele'. Eles não conseguem entender como vocês está ali sem ter roubado deles, não importa o quanto você prove. Ela não tem ideia de quem levou sua bicicleta, mas a primeira coisa que vem à sua cabeça é que algum neguinho levou", desabafou Matheus.

Racismo estrutural

Em sua conta no Instagram, Matheus contou que após a abordagem ainda mostrou fotos antigas no celular e chave para provar ao casal que a bicicleta era sua. Sem acreditar, o jovem que acusou o rapaz negro se aproximou para conferir se o cadeado da bicicleta estava aberto.

"Só consegui provar que a bicicleta é minha quando, sem minha autorização, o lindo rapaz pega o cadeado da minha bicicleta e tenta abrir. Frustrado com sua tentativa, ele diz que não me acusou. Afinal, o rapaz só estava perguntando", ironizou Matheus, no relato.

"Acabaram de roubar a bicicleta dela, é igualzinha. Desculpa, desculpa. Eu não te acusei, só estou te perguntando", respondeu o jovem que acusava Matheus. O instrutor de surfe, então, pediu ao casal para ir embora. "Vai embora, que eu não tenho nada para vocês".

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda