Rio de Janeiro

últimas notícias

Vacinação no Rio: estoque da Pfizer é renovado e imunização até 50 anos é antecipada

Grávidas e puérperas devem retornar ao calendário nos próximos dias; ritmo de imunização segue acelerado na capital

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A Prefeitura do Rio tem acelerado o ritmo de imunização e não descarta novas antecipações do calendário, - Dayse Euzébio

A Prefeitura do Rio de Janeiro tem acelerado o ritmo de imunização contra a covid-19 e não descarta novas antecipações do calendário, desde que receba novas remessas de vacina. Na semana passada, o cronograma já havia ganhado agilidade ao destinar apenas um dia por idade, com o atendimento das mulheres no turno da manhã e dos homens à tarde. 

Leia mais: Registrar efeitos das vacinas enriquece a qualidade dos imunizantes, diz pesquisador

Na primeira versão do calendário separado por idade, a capital terminaria a imunização das pessoas acima de 50 anos em 3 de julho. Agora, a previsão é que essa faixa etária seja contemplada ainda nesta semana, até sexta-feira (18).

Segundo a prefeitura informou à imprensa, com a agilização do calendário, a estimativa é que em breve a primeira dose da vacina alcançará 50% da população carioca elegível, ou seja, a partir dos 18 anos. 

Já a vacinação de grávidas e puérperas da capital, que está suspensa há quase duas semanas, deve ser retomada nos próximos dias. Isso porque a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou ter recebido 101.700 doses da Pfizer. A data detalhada ainda será divulgada pela Prefeitura do Rio.

O imunizante estava sendo aplicado nesse grupo prioritário, mas tinha se esgotado nas últimas semanas, o que impossibilitou a continuidade da vacinação. A Coronavac também é indicada para esse grupo, mas a SMS informou que, no momento, está sendo aplicada apenas como segunda dose para quem deve receber. 

Edição: Mariana Pitasse