EMBATE ELEITORAL

Peru completa uma semana sem saber quem será o novo presidente

Faltando menos de 1% para concluir a apuração, poder eleitoral irá avaliar 36 pedidos de revisão dos resultados

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Peru vive uma semana de indecisão sobre o resultado das eleições, com Pedro Castillo como favorito para ser o novo presidente - Diario Americas

O Peru vive uma semana de incerteza, angústia e espera para saber quem será o novo presidente do país. Pedro Castillo (Peru Livre) mantem vantagem de 49.420 votos sobre Keiko Fujimori (Força Popular), faltando 0,065% para finalizar a apuração.

Continua após publicidade

Apesar da tendência indicar uma vitória irreversível ao candidato de esquerda, o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE- siglas em espanhol) aceitou 36 pedidos de revisão de atas e mesas eleitorais, que podem afetar cerca de 8.500 votos. 

Além disso, o Jurado Nacional Eleitoral (JNE) irá realizar uma audiência pública para analisar outros dez pedidos de anulação de atas eleitorais enviados pelo partido Força Popular, que podem comprometer até 500 mil votos. 

A Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) emitiu um informe considerando o processo "limpo e sem graves irregularidades".

Keiko Fujimori realizou coletivas de imprensa durante o fim de semana para reiterar suas denúncias de fraude.

"O Peru é o epicentro da disputa entre o comunismo e uma economia livre. Este 2º turno não é somente entre Keiko Fujimori e Pedro Castillo. O destino quis que o fujimorismo, que há 30 anos deteve o avanço do Sendero Luminoso, hoje represente todos os peruanos na tentativa de que o Peru não se converta numa Venezuela", declarou a candidata de extrema-direita. 

Leia mais: Fujimorismo: corrente que nasceu com ditador busca se reinventar nas eleições do Peru

Já o favorito para ocupar a presidência, Pedro Castillo, convocou o povo peruano a seguir de perto as próximas decisões da justiça eleitoral e assegurar o resultado definitivo.

"Depois do retrocesso do JNE com a ampliação do prazo para pedidos de anulação, saúdo aos cidadãos por sua participação ativa, vigiante e pacífica. Convocamos o pleno do JNE a garantir e velar por um processo eleitoral limpo e justo. O povo peruano merece isso", publicou.

Castillo chegou a ser parabenizado por vários líderes políticos e presidentes da região que também dava por certo sua vitória com a apuração quase concluída.

No último sábado, ocorreram manifestações populares com simpatizantes dos dois partidos, em diferentes pontos de Lima.

Diante da demora na contagem dos votos por parte da ONPE e da ampliação do prazo para receber denúncias de irregularidades por parte do JNE, começaram a surgir denúncias de tentativas institucionais de invalidar o processo. 

"Denunciamos que detrás da revisão das atas de votação no Peru se esconde um plano golpista para roubar o triunfo do povo peruano que elegeu seu governo nas urnas com dignidade e soberania. É um ataque contra a democracia que atenta contra a estabilidade regional", alertou o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales 

Apesar da indefinição do segundo turno presidencial, o Jurado Nacional Eleitoral publicou, no último sábado, a ditribuição oficial das cadeiras do novo Parlamento peruano. 

Peru Livre terá a maior bancada com 37 deputados, seguido de Força Popular, com 24, e Ação Popular com 16 congressistas.

Edição: Leandro Melito