Coluna

Invenções por necessidade

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

Quando você estiver abrindo uma lata de molho de tomate para pôr no macarrão, ou comendo um pãozinho com margarina, lembre-se: tudo isso começou com Napoleão Bonaparte - Unsplash
Napoleão resolveu premiar quem inventasse um meio de conservar alimentos por longo tempo

Quando você abre uma lata de molho de tomate, uma lata de sardinha ou de ervilha, imagina que Napoleão Bonaparte tem algo a ver com isso?

Pois é... Se não fosse ele, provavelmente outra pessoa pensaria mais tarde em inventar meios de conservar alimentos por muito tempo, mas foi ele que deu o pontapé inicial para essa invenção.

Leia também: Industrializados causam obesidade, hipertensão e diabetes em comunidades indígenas

Aconteceu depois da derrota do exército francês, na Rússia, em que o inverno foi fator determinante e a fome também, pois no clima gelado, a população russa se refugiou longe, levando os alimentos. Sem ter o que comer, foi derrotado pela fome e pelo frio.

Pensando em evitar que seu exército passasse por isso de novo, Napoleão resolveu premiar quem inventasse um meio de conservar alimentos por longo tempo, e surgiram os alimentos enlatados. Isso foi uma revolução enorme.

Leia também: Encontro não marcado

Depois, durante a guerra com os ingleses, que dominavam os mares, sem possibilidade de receber açúcar das Américas, o prêmio era para quem descobrisse uma técnica de produção de açúcar sem que fosse da cana, planta que só dá em clima tropical, e surgiu o açúcar de beterraba.

Um descendente dele, Napoleão III, repetiu um feito desses: em 1869, às vésperas da guerra Franco-Prussiana, havia escassez de manteiga, o que pra nós brasileiros não seria uma tragédia, mas para os franceses era, e esse Napoleão decidiu premiar quem inventasse algo capaz de substituir a manteiga e pudesse ser conservado em navios.

Leia também: A escolha do alimento deve ir além do sabor, defende integrante do Slow Food Brasil

Assim surgiu a margarina.

Bom, hoje em dia o açúcar é evitado por muita gente, e margarina também. Mas não é todo mundo que tem grana pra comprar manteiga.

Enlatados também são criticados. Ainda mais que passaram a colocar neles conservantes que fazem mal à saúde.

Enfim, são criticados mas continuam sendo consumidos.

Leia também: Diálogo de surdos

Então, quando você estiver abrindo uma lata de molho de tomate para pôr no macarrão, ou comendo um pãozinho com margarina, lembre-se: tudo isso começou com Napoleão Bonaparte.

Os franceses o admiravam muito, e quando morreu, em maio de 1821, dezenas de internos em hospícios franceses diziam ser Napoleão Bonaparte, daí surgiu a expressão “Napoleão de Hospício”. Quem diria que duzentos anos depois, no Brasil haveria milhões desse tipo de “Napoleão”!? Alguns até ocupam altos cargos na República! Qual é o maioral deles?

*Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Daniel Lamir