No último domingo (6), a cidade do Rio de Janeiro não registrou novas mortes por covid-19, segundo dados da Secretaria estadual de Saúde (SES). No entanto, vale lembrar que em finais de semana ou feriados prolongados, é comum o atraso na divulgação dos dados, o que pode afetar um balanço dos números da pandemia.
Leia também: Bolsonaro recusou vacina da Pfizer pela metade do preço pago por outros países
Apesar dos dados mostrarem que não foram registradas novas mortes na capital, a média móvel de óbitos está em 67 mortes por dia e 1.376 casos. Com os números do último domingo, a média móvel de mortes apresenta uma redução pelo 11º dia seguido, sendo 27% menor que há duas semanas.
A análise feita pelo jornal Extra foi elaborada a partir dos dados do levantamento do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de saúde.
O cálculo corresponde a uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para avaliar a tendência dos dados.
Nesse sentido, o estado do Rio também apresenta redução na média móvel de mortes por covid-19. No último domingo, foram divulgadas 24 mortes e 1.190 novos casos de covid. Ao todo, já são 884.550 infectados e 51.532 vítimas da doença desde o início da pandemia, em março do ano passado. Em todo território fluminense, há ocupação de 83% nos leitos de UTI, segundo dados da SES.
Edição: Mariana Pitasse