Votação

Com disputa acirrada entre candidatos, eleição presidencial segue tranquila no Peru

O candidato de esquerda, Pedro Castillo, já votou; Keiko Fujimori, de direita, ainda não registrou seu voto

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A votação, que começou às 7h da manhã (9h da manhã, no horário de Brasília), será encerrada às 19h (21h da manhã, no horário de Brasília) - ODPE Angares

Ocorre dentro da normalidade a eleição presidencial do Peru, neste domingo (6), disputada pelo candidato da esquerda, o professor Pedro Castillo, do partido Perú Libre, e por Keiko Fujimori, da Fuerza Popular, que tenta se eleger pela terceira vez e assume a herança política de seu pai, o ditador Alberto Fujimori. As pesquisas apontam um empate técnico entre ambos, com uma pequena vantagem para Castillo.

O candidato que lidera as pesquisas já votou. Na saída do local de votação, Castillo afirmou em coletiva de imprensa que esta é uma oportunidade que os peruanos têm de se unirem para levar o país adiante, principalmente em meio à pandemia de covid-19. “Faremos todos os esforços para levar saúde ao povo peruano, tranquilidade, bem estar e justiça”, afirmou o candidato.

Leia também: Peru: Castillo apresenta plano de governo e promete convocar Assembleia Constituinte

Mais cedo, durante um café da manhã, Fujimori afirmou que não pode falar de propostas, por enquanto, mas de esperança, de fé no futuro, de trabalho para o desenvolvimento de nossos filhos”. A candidata também pediu a todos peruanos que votem “em busca da paz, para defender a democracia e escolher o destino que queremos".

"Será a decisão de nosso país que definirá se eu tenho que servir como presidente do Peru ou servir como um simples cidadão, para mim será sempre uma honra trabalhar para o desenvolvimento de nosso país", disse a candidata.

Votação tranquila

Segundo Tomas Callañaupa Flores, representando do Colégio San Marcos, do distrito de San Juan de Miraflores, “as votações estão ocorrendo com normalidade. Também os observadores das agremiações políticas da Fuerza Popular e Perú Libre já estão trabalhando e esperamos que termine assim, com tudo acontecendo normalmente”. 

Algumas ocorrências, no entanto, têm sido registradas. De acordo com Richar Huayaquispe, coordenador de apoio do movimento Perú Libre, apoiadores de Fujimori foram flagrados distribuindo panfletos em favor da candidata. A prática é ilegal no país a partir de 24 horas antes das eleições.  

Na mesma linha, Duanee Angeles Alejandro, uma das representantes eleitorais do país, houve registo de “pessoas induzindo outras ao medo e aterrorizando as pessoas. Eles dizem não ao terrorismo, não ao terrorismo vermelho”, numa referência ao candidato Pedro Castillo, que vem sendo alvo de notícias falsas relacionando-o ao terrorismo.

“Durante todo o período eleitoral, ficou claro que essas eleições não são limpas. A oposição [Fuerza Popular] tem feito um show, falando que nós, do Perú Libre, somos terroristas, inclusive poderiam dizer que eu mesmo sou uma terrorista por defender o partido e por dizer não ao narco estado e ao crime organizado”, afirmou Alejandro.

A votação, que começou às 7h da manhã (9h da manhã, no horário de Brasília), será encerrada às 19h (21h da manhã, no horário de Brasília).

Edição: Geisa Marques