Paraíba

POLÍTICA

Decisão unilateral de retirar UFPB do Univerciência confronta natureza da TV pública

Contrato entre EBC e TV UFPB preconiza que decisões da TV pública devem ser tomadas pelo Conselho de Programação

Brasil de Fato | João Pessoa-PB |
Card Univerciência - Foto Divulgação


Um ofício endereçado no dia 26 de maio à TVE Bahia e Educadora FM pelo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, pedindo o desligamento da UFPB do programa Univerciência, colocou à tona o debate sobre TV pública.
A alegação de Valdiney Gouveia para a retirada da TV UFPB da parceria é falta de afinidade em relação às pautas e aos trabalhos desenvolvidos pelo programa, “que se mostram muito mais com propósitos político-partidários do que estritamente acadêmico-científicos”, diz o ofício.
 


Ofício enviado pelo "Reitor" da UFPB para o diretor geral da TVE BAHIA / Ilustração.

A TV UFPB é uma televisão pública e tem um contrato firmado com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), n° 027/2010, que celebra e regula a integração da TV UFPB à Rede Nacional de Comunicação Pública/Televisão.
 


Contrato EBC com a UFPB / Ilustração


Contrato EBC com a UFPB / Ilustração


Contrato EBC com a UFPB / Ilustração

O contrato celebrado com a EBC regulamenta a necessidade de existir um Conselho de Programação, para tomar decisões relacionadas à programação da televisão. Valdiney ainda não nomeou esse Conselho.

Além do contrato com a EBC, a própria TV UFPB tem um estatuto que também dispõe a necessidade desse Conselho. Sendo assim, o ato de Valdiney está em desacordo com o que a lei regulamenta.

O reitor da UFPB, que foi empossado, sem ter tido nenhum voto pela comunidade acadêmica, foi constrangido durante o lançamento do programa Univerciência. A cerimônia foi transmitida pelo Youtube, e além dos reitores, alguns governadores e gestores do Nordeste também participaram do evento. Em algum momento, surgiu a frase: "Reitor eleito é reitor empossado!", episódio que fez Valdiney sair da cerimônia e pedir que retirassem imediatamente a TV UFPB do ar, mas a transmissão foi mantida.

Após o fato, o reitor, pessoalmente, mandou um comunicado para a UFBA retirar a TV UFPB no momento do lançamento do Univerciência, e logo após, tomou a decisão de sair em definitivo da parceria com o referido programa, que visa a divulgação da ciência produzida nas universidades federais.

Confira o ato de lançamento:

Live de Lançamento do Programa UniverCiência, realizado no dia 22 de maio pela TVE Bahia./Reprodução.

O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV aberta e Internet, produzido em parceria entre universidades públicas e TVs públicas nordestinas, com foco na promoção, na popularização e na difusão da ciência. A produção pretende fortalecer a relação da sociedade brasileira com estudantes, professores e técnicos nordestinos que atuam em dezenas de instituições na região.
O primeiro programa do Univerciência foi publicizado no dia 22 de maio e mostrava o sequenciamento do gênoma do novo Coronavírus feito justamente pela Universidade Federal da Paraíba. Veja a seguir:


Professor Valdiney Gouveia. / Foto Divulgação


Entramos em contato com Valdiney para saber quais as razões para tal medida, mas o atual reitor da UFPB disse que tudo que tinha a expor estava presente no ofício endereçado à TVE Bahia. Já em relação à direção da TV UFPB, que está a cargo de Bob Vagner, o diretor disse que “foi uma decisão do reitor”.

Edição: Heloisa de Sousa