Rio Grande do Sul

VOLTOU ATRÁS

Eduardo Leite retoma regime de urgência de PL que altera Lei dos Agrotóxicos no RS

Entre as alterações propostas está a liberação de uso no estado de agrotóxicos banidos em seus países de origem

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Manifestação da Frente Cidadã Contra os Agrotóxicos na capital gaúcha, em dezembro de 2020 - Frente Cidadã Contra os Agrotóxicos/ Divulgação

O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), voltou atrás e encaminhou, nesta terça-feira (25), um pedido para que o Projeto de Lei 260/2020, que altera a lei estadual dos agrotóxicos de 1982, volte a tramitar em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Entre as alterações propostas está a liberação de uso no estado de agrotóxicos banidos em seus países de origem.

A urgência havia sido retirada em fevereiro deste ano, após um pedido ao governador da bancada do PT e representações de quase 240 entidades ambientais, da saúde e produção de alimentos. Após o encontro, Leite retirou o regime de urgência, mas disse que manteria a tramitação.

Em audiência pública realizada no dia 20 de maio pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, deputados pediram esclarecimentos ao governador por ter apresentado o PL mesmo com parecer contrário da Secretaria Estadual da Saúde.

Na ocasião, o deputado Edegar Pretto (PT) alertou para a articulação pela volta do regime de urgência, após ter recebido uma ligação do Chefe da Casa Civil, Artur Lemos. “Na oportunidade eu questionei se a quebra de palavra está se tornando costume nesta gestão. Queremos não só a retirada do regime de urgência desta pauta, mas a retirada total do PL 260 da pauta da Assembleia Legislativa (AL), pela saúde humana e pelo meio ambiente”, afirmou o deputado na audiência.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira