Crime de ódio

Lindolfo Kosmaski: ato cobra justiça pela morte de militante LGBT e da Agroecologia

Movimentos populares afirmam que a vida do jovem de 25 anos foi ceifada por LGBTfobia

Brasil de Fato |
A ação é organizada por sindicatos, coletivos, conselhos e partidos políticos - Joka Madruga

Um ato em homenagem ao jovem Lindolfo Kosmaski está sendo realizado neste sábado (8) em São João do Triunfo (PR). Cerca de 200 pessoas estão em frente à Secretaria Municipal De Educação, cobrando justiça após o jovem ter sido encontrado carbonizado no último dia 1º de maio. 

Saiba mais: Corpo de ativista LGBT, ligado ao MST, é encontrado carbonizado no Paraná

Lindolfo Kosmaski era militante LGBT e da Agroecologia e tinha origem camponesa. Ele foi assassinado e teve o corpo carbonizado no dia 1° de maio. Indícios apontam que se trate de um crime de homofobia. 

A ação conta com uma cruz de madeira, velas, bandeiras, flores e uma camiseta com a imagem do jovem. A organizada é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João, APP Sindicato, Coletivo Triunfo, Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná, o PT municipal e estadual, Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT). 

Também estão o deputado estadual Tadeu Venero (PT), o vice-presidente da Câmara de Vereadores do município, Anderson do Prado (PT), e representante de outros mandatos parlamentares. Darci Frigo, vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, também participo do ato.

Edição: Daniel Lamir