Imunização

Primeira fase da vacinação contra a Influenza termina na segunda-feira (10)

Nesta primeira etapa, são vacinados crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e povos indígenas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Governo espera imunizar 80 milhões de pessoas até o final da campanha, em 9 de julho - Altemar Alcantara/Secretaria Municipal de Comunicação de Manaus

Termina na próxima segunda-feira (10) a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (vírus da gripe). De acordo com o Informe Técnico da Campanha, o público desta etapa são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres em período pós parto de até 45 dias), trabalhadores da saúde e povos indígenas.

Leia também: Sob governo Lula, Brasil foi o país que mais vacinou contra H1N1 pelo sistema público

Para se vacinar não é necessário agendamento prévio, apenas a apresentação da carteira de vacinação e documento com foto. Para aqueles que estão nos grupos prioritários devido à sua profissão, é necessário comprovar vínculo empregatício. 

Ao todo, são três fases de vacinação, com uma expectativa de imunizar 80 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

:: Opinião | Defender o SUS é defender a vida ::

Fases seguintes

A partir da próxima terça-feira (11), começa a segunda fase da vacinação, imunizando idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada. A terceira fase será entre 9 de junho e 9 de julho, para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, das forças de segurança e salvamento, das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A importância da vacinação​​

A gripe é uma infecção que pode atingir pessoas de todas as idades e como o vírus Influenza apresenta grande capacidade de mutação, todos os anos há uma nova formulação da vacina. Por isso, é importante que a população faça o reforço anual.

Leia também: Governo Bolsonaro quer ‘passar a boiada’ da privatização do SUS

Influenza e covid-19

Quem se imunizou contra a covid-19 precisa também tomar a vacina contra a Influenza. A vacinação contra covid-19 não oferece proteção contra as doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza.  

Ouça: Gripe ou covid? Programa Bem Viver explica qual vacina é prioridade para cada público

Outra recomendação feita pelo Ministério da Saúde é que as pessoas com suspeita de coronavírus ou qualquer outra doença aguardem a melhora total dos sintomas para evitar confusão na identificação das reações adversas da vacina.

Edição: Daniel Lamir