TRANSMISSÃO DO VÍRUS

No Rio, Presidente do TJ volta a validar decretos sobre medidas contra covid-19

Desembargador criticou juíza por também tentar vetar decisões futuras do prefeito do Rio, Eduardo Paes

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Guardas praia pandemia
Medidas na cidade do Rio visam evitar a disseminação do novo coronavírus, causador da covid-19 - GM-Rio

A Justiça do Rio derrubou nesta quinta-feira (6) uma ação proposta pelo deputado bolsonarista Anderson Moraes (PSL-RJ) para impedir as medidas de restrição no controle de propagação da covid-19. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, revalidou os decretos da Prefeitura do Rio.

:: Juíza anula decretos da Prefeitura do Rio sobre medidas restritivas contra covid ::

Na última terça-feira (4), a juíza Regina Lúcia Chuquer de Almeida Costa de Castro Lima, da 6ª Vara de Fazenda Pública, havia anulado os decretos atuais e futuros do prefeito Eduardo Paes (DEM). A juíza aceitou o argumento do parlamentar bolsonarista e afirmou, em sua decisão, que as medidas violavam direitos fundamentais da população.

Mas com a decisão desta quinta-feira (6) o presidente do TJ-RJ afirmou que a suspensão dos decretos municipais conduz a uma verdadeira anarquia e ausência de um mínimo de controle pelo ente público da organização social, o que é, afinal, seu dever constitucional.

“Deixar a sociedade sem regramento propiciará inadmissível aglomeração e contribuirá para a veloz e indesejável transmissão do vírus provocados pela pandemia", registrou o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

:: Morte de jovens entre 20 e 29 anos por covid aumenta mais de 1.000%, segundo Fiocruz ::

Ele criticou, ainda, a liminar da juíza sobre a anulação inclusive de decretos do futuro. "Também na parte em que a decisão de primeiro grau projeta seus efeitos para o futuro se manifesta ofensa a ordem pública na medida em que, além da apologia ao estado anárquico, atua de forma a inibir a regular atuação do Poder Executivo, em clara violação ao princípio da separação dos poderes”.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda