No país da covardia, um general foge da CPI e um ministro da Saúde foge das respostas
Nesta semana, o Tempero da Notícia, uma produção do Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna, traz o massacre policial na cidade das milícias, que deixou ao menos 25 vítimas na chacina do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.
O crime que marcou esta semana, precedeu os novos capítulos da CPI da covid, também comentada pelo jornalista: "No país da covardia, um general foge da CPI [Eduardo Pazuello]. e um ministro da Saúde [Marcelo Queiroga] foge das respostas sobre cloroquina", avalia Vianna.
O apresentador acrescenta a análise de que, com o cerco das investigações no Senado, Jair Bolsonaro (sem partido) "voltou a subir o tom e fazer ameaças esta semana", como definiu Vianna, ao sugerir que China criou o vírus da covid pra iniciar uma guerra biológica.
O panorama internacional da vitória da direita em Madrid, Espanha, e a greve geral e repressão policial na Colômbia também foram pauta do quadro Receita da Semana.
Veja também: Colômbia: por que os protestos continuam mesmo após recuo do governo Iván Duque
Na Panela de Pressão desta vez não está um personagem, mas uma ideia: o neoliberalismo. "Ideias de: 'menos Estado', privatizar, desmontar sindicatos, abrir mercados, tudo isso foi colocado em xeque pela pandemia", pontua o apresentador.
A perda do ator e humorista, Paulo Gustavo, e de mais 420 mil pessoas pela covid-19 é destacada por Vianna no Cafezinho.
"Símbolo de um Brasil que poderia ser muito melhor, e que voltara a ser. Paulo Gustavo é tudo aquilo que o bolsonarismo gostaria de matar. Mas não conseguirá", ressalta.
Leia também: Morte de Paulo Gustavo reacende lembrança das 11 vezes que Bolsonaro recusou vacinas
Onde ouvir e assistir
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube e na TVT.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: Marina Duarte de Souza