NITERÓI-RJ

Em homenagem a Paulo Gustavo, vereadora propõe trocar nome de rua em Niterói

Prefeitura da cidade fluminense propôs 1 minuto de aplausos na noite desta quarta-feira (5) para ator e vítimas da covid

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Ator e humorista niteroiense tinha cidade como pano de fundo nos filmes "Minha mãe é uma peça" - Divulgação/AFP

A vereadora Walkiria Nictheroy Oliveira (PCdoB) anunciou que vai protolocar na Câmara Municipal de Niterói um projeto para homenagear o ator e humorista Paulo Gustavo, que morreu nesta terça-feira (4) por complicações da covid-19.

Ela informou nas redes sociais que vai propor a mudança de nome da rua Coronel Moreira César, que fica no bairro de Icaraí, para rua Paulo Gustavo.

Walkiria também justificou a mudança ao lembrar que Moreira César foi um militar apelidado como "o Coronel Corta-Cabeças da Guerra de Canudos". Os livros de História registram que Moreira César pertenceu a um grupo responsável por executar centenas de pessoas.

::"Canalha", "Genocida": reação por morte de Paulo Gustavo responsabiliza Bolsonaro::

A vereadora disse, ainda, que a homenagem ao ator e humorista é justa, já que Paulo Gustavo nasceu em Niterói e usou a cidade como cenário nos filmes Minha mãe é uma peça 1, 2 e 3. "Nossa estrela merece todas as homenagens no bairro que sempre foi presente em suas produções", registrou Walkiria.

A Prefeitura de Niterói declarou luto de três dias pela morte de Paulo Gustavo, lembrou que o ator e humorista levou o nome de Niterói para o Brasil e propôs aos niteroienses uma homenagem na noite desta quarta-feira (5).

"Convidamos todos para que hoje (5) às 20h, em suas janelas e varandas, façamos uma homenagem através de um minuto de aplausos ao nosso querido Paulo Gustavo e a todos os niteroienses que se foram pela covid-19".
 


Além de massacrar a maioria dos moradores de Canudos, as tropas federais fizeram 400 "jagunços" prisioneiros, conforme noticiou a imprensa à época. Os referidos jagunços são os da imagem acima / Flavio de Barros/Acervo Museu da República

Covid

Paulo Gustavo estava internado desde o dia 13 de março em um hospital de Copacabana, na zona sul do Rio. No início de abril, com a piora do estado de saúde, a equipe médica passou a usar uma terapia com um "pulmão artificial".

No domingo (2), o ator apresentou uma embolia gasosa, quando bolhas de ar entram no sistema circulatório e impedem a oxigenação.

::Morte de Paulo Gustavo reacende lembrança das 11 vezes que Bolsonaro recusou vacinas::

Na manhã da última terça-feira (5), os pais de Paulo Gustavo foram chamados ao hospital. No final da noite, a equipe médica divulgou boletim informando que o quadro de saúde do ator se tornou "irreversível".

Nos últimos anos, Paulo Gustavo passou a ser chamado de "o rei das bilheterias do cinema nacional". Com a personagem Dona Hermínia, de Minha mãe é uma peça, ele conseguiu levar mais de 25 milhões de espectadores aos cinemas com os três filmes. Os números estão entre as maiores bilheterias na história do cinema brasileiro.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda