ARTE

Coreógrafa de PE lança software que compõe performance à distância e vence isolamento

Plataforma Fusion permite que artistas das artes cênicas desenvolvam composições criativas à distância

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Adriana Carneiro é coreógrafa, bailarina pesquisadora e pedagoga em dança - Divulgação

Foi em meio ao cenário de distanciamento social e restrições para atividades artísticas que a coreógrafa Adriana Carneiro idealizou um projeto inovador, uma plataforma de interação de movimentos em tempo real, que permite que artistas das artes cênicas, principalmente de dança e performance, desenvolvam composições criativas à distância. 

Continua após publicidade

Chamado de Fusion, o software foi idealizado por Adriana, que é coreógrafa, bailarina pesquisadora e pedagoga em dança e pelo desenvolvedor de sistemas e doutorando em ciências da computação pela UFPE Jáder Abreu.

O ambiente virtual é ao mesmo tempo o lugar da pesquisa artística e onde se desenvolve a criação de movimentos em interação com a tecnologia. O início das operações do Fusion foi em agosto de 2020. Surgiu da necessidade da bailarina de continuar desenvolvendo trabalhos criativos na dança mesmo com o isolamento social

::Trabalhadores da cultura com menor renda foram mais impactados na pandemia no RS::

“A ideia era ter um sistema de software que pudesse, através da manipulação dos movimentos realizados em tempo real, gerar a fusão de imagens de vídeos pré-gravadas. Conversei com o Jáder, expliquei a ideia e ele foi desenvolvendo o sistema. Hoje, temos a plataforma pronta. A praticidade do sistema, além de possibilitar a criação de obras, facilita os ensaios à distância com outros artistas, como os que já temos interessados de São Paulo e de Goiás.”, explica Adriana. O Fusion já pode ser testado por outros artistas com orientação dos realizadores.

Para quem se interessou pela plataforma, as inscrições estão abertas para apresentação de propostas, sejam elas de dança ou performance. Os interessados em participar podem se inscrever através de um formulário ou entrar em contato para mais informações através do telefone (81) 99809-3024.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga