Rio Grande do Sul

ASSISTA

Documentário "Padre Júlio Lancellotti, Fé e Rebeldia" é lançado no dia 1º de Maio

Filme de Carlos Pronzato mostra o trabalho de atenção e afeto do padre com moradores de rua da capital paulista

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Filme está disponível no canal de Carlos Pronzato no Youtube - Divulgação

Neste sábado (1), Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, foi lançado o documentário “Padre Júlio Lancellotti Fé e Rebeldia”. O filme mostra o trabalho do pároco da Igreja São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca em São Paulo, com os mais vulneráveis, dando visibilidade aos moradores de rua.

Em seus 43 minutos, o documentário dirigido por Carlos Pronzato, com produção de Paulo César Pedrini, pauta também o enfrentamento à cultura capitalista do descarte, segundo as palavras do Papa Francisco, apresentando o perfil do sacerdote, passando por suas referências teóricas e práticas.

Padre dos Direitos Humanos

Padre Júlio Lancellotti é conhecido por dedicar mais de três décadas de atenção e afeto para pessoas em situação de vulnerabilidade social, enfrentando críticas e ameaças da extrema direita. “Eu não trabalho com morador de rua, eu convivo com eles”, afirma.

Defensor dos Direitos Humanos, em fevereiro deste ano, o padre foi notícia nacional ao remover a marretas pedras colocadas sob o Viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida, na Zona Leste da capital paulista, pela Prefeitura de São Paulo, para impedir a permanência no local da população em situação de rua. Com a repercussão, a gestão Bruno Covas (PSDB) desfez a obra.

O diretor

Carlos Pronzato é um cineasta argentino radicado no Brasil há mais de 30 anos. Artista premiado, recebeu, entre importantes distinções, o prêmio do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais, em 2008; o “Roberto Rossellini” (2008), na Itália; e em 2017, o prêmio Liberdade de Imprensa pelo jornal Tribuna da Imprensa Sindical, no Rio de Janeiro.

O catálogo completo de filmes e livros de Carlos Prinzato pode ser conferido no site www.lamestizaaudiovisual.com.br.

Assista ao documentário


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira