POLÍTICA E PANDEMIA

Edinho Silva enfrenta Bolsonaro: "Não existe contradição entre vida e economia"

Prefeito de Araraquara foi criticado pelo presidente, que postou vídeo nas redes sobre distribuição de alimentos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Prefeito de Araraquara decretou lockdown para combater mortes na cidade - Reprodução/Twitter

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT-SP), reagiu a uma postagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Twitter em que ele anunciou, às 4h35 desta quinta-feira (29), que alimentos estavam sendo enviados a Araraquara com o apoio do Exército. Em resposta, o prefeito disse que Bolsonaro poderia ajudar as pessoas que têm fome, mas sem humilhá-las publicamente, obrigando-as a ficar em uma fila de madrugada para pegar alimentos doados uma única vez pelo governo.

Além disso, ele fez questão de salientar que só teremos estabilidade econômica se conseguirmos controlar a pandemia.

Nas redes, Bolsonaro disse: "Nesse momento, comboio parte da Ceagesp rumo a Araraquara/SP, levando alimentos para aqueles vitimados pela política do fique em casa que a economia a gente vê depois". Ele fez uma referência ao lockdown decretado pelo prefeito em fevereiro, para evitar que o sistema de saúde do município entrasse em colapso.

Após a iniciativa, a cidade viu os índices de novos casos, internações e mortes em decorrência da pandemia de coronavírus despencarem.

:: Prefeito ameaçado de morte após zerar óbitos por covid-19 com lockdown reforça medida ::

Em um vídeo postado nas redes sociais, o prefeito disse: "Não existe contradição entre vida e economia. A nossa economia só vai recuperar quando nós tivermos estabilidade para que os investidores acreditem e voltem a investir.

A estabilidade só existirá quando nós tivermos controle sobre a pandemia. E o controle só existirá quando nós tivermos vacinação acelerada ou quando nós diminuirmos as contaminações por meio do distanciamento social".

"Qualquer ação para ajudar a população é bem vinda, como essa ação que atendeu famílias de Araraquara e de toda a região. Essa ação pode ser elogiada, mas o que eu quero dizer aqui é que Araraquara faz combate à fome com políticas públicas instituídas, organizadas. E tudo isso acontece sem humilhar ninguém, sem que as pessoas precisem dormir em fila. Todos esses alimentos que foram distribuídos hoje poderiam chegar às mesmas famílias usando as entidades e a rede pública existente e as pessoas não precisariam se expor ao Sol, há horas em fila, sendo filmadas, sendo expostas", afirmou.

Edição: Vinícius Segalla