Rio de Janeiro

SAÚDE

Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira em todo o estado do Rio

Intervalo mínimo entre a aplicação das vacinas da gripe e covid-19 é de 15 dias

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Secretária de Saúde espera que 6,8 milhões de pessoas sejam imunizadas contra a gripe - Eric Lalmand/ Belga/AFP

Na próxima quarta-feira (14) o estado do Rio de Janeiro começa a vacinação contra a gripe. A expectativa da  Secretaria de Estado de Saúde (SES) é que sejam imunizadas 6,8 milhões de pessoas, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puepéras.

A vacinação será feita em três etapas: 

- Primeira  fase: crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias),  gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

- Segunda etapa: idosos com 60 anos ou mais e professores 

- Terceira etapa: pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Leia mais: Fila por leitos no RJ registra queda, mas ocupação das UTIs permanece maior que 90%

Covid-19 e Influenza

O intervalo entre a aplicação das vacinas deve ser de pelo menos 15 dias. Assim, quem tomar a vacina contra a gripe deve esperar 15 dias para receber a dose contra Covid-19; quem receber a primeira  dose da CoronaVac precisa aguardar 45 dias para se vacinar contra gripe; já quem tomar a Oxford-AstraZeneca vai esperar 15 dias para ser vacinado contra gripe.

Pessoas com diagnóstico e/ou sinais sugestivos de gripe ou Covid-19 devem aguardar 15 dias após o fim dos sintomas para se vacinarem.

Edição: Jaqueline Deister