CPI da covid

Diálogo entre Kajuru e Bolsonaro mostra desejo do presidente de não ser investigado

Presidente busca inflar objeto de investigação da comissão, ameaçar opositores e pressionar ministros do STF

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Em trecho da conversa, Bolsonaro diz: "Se não mudar o objetivo da CPI, ela só vai vir pra cima de mim" - Carolina Antunes/PR

No último domingo (11) e nesta segunda-feira (12), o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgou gravações de conversas que teve, por telefone, com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI ) da Covid, que o Senado vai abrir por determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Continua após publicidade

Após a divulgação, uma série de fatos foram se desencadeando na política nacional. De acordo com o senador, Bolsonaro sabia que ele iria divulgar as informações e não se opôs. Em um trecho da conversa, o presidente diz que também quer que a CPI investigue governadores e prefeitos sobre possíveis irregularidades na condução da pandemia. "Kajuru, se não mudar o objetivo da CPI, ela só vai vir pra cima de mim", afirmou.

Porém, existe um trecho do regimento interno do Senado que estabelece que "não se admitirá comissão parlamentar de inquérito sobre matérias pertinentes aos estados". No entanto, um grupo de senadores aliados ao governo está buscando um pedido de abertura de CPI para apurar a responsabilidade de governadores e prefeitos. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), está preparando uma consulta à Secretaria-Geral da Mesa para questionar a possibilidade.

::Oposição condena tentativa de interferência de Bolsonaro na CPI da Covid::

Em outro trecho, Bolsonaro diz que "se não mudar, a CPI vai simplesmente ouvir o [Eduardo] Pazuello, tá, ouvir gente nossa, tá, para fazer um relatório sacana". Por ter estado à frente da pasta entre maio de 2020 e março de 2021, o ex-ministro da Saúde seria ouvido pelos parlamentares.

Em outro momento, Bolsonaro sugere que os senadores entrem com pedido no Supremo para que obrigue o Senado a abrir um impeachment de ministros do STF. "A gente tem que fazer do limão uma limonada. Por enquanto, é um limão que tá aí. Dá para ser uma limonada. Tem que peticionar o Supremo para botar em pauta o impeachment também dos ministros", disse.

Mais adiante no diálogo, Bolsonaro sugeriu agredir um senador da oposição. "Se você não participa, daí a canalhada lá do Randolfe Rodrigues (Rede-AP) vai participar. E vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desse", afirmou, sobre a participação de Kajuru na CPI. Rodrigues foi autor do requerimento para instalação da comissão e já afirmou que não se intimidará com a ameaça. 

::CPI da Covid: gestão Bolsonaro tende a viver mais desafios para estabilidade política::

Ainda nesta segunda, o presidente nacional do partido Cidadania, o ex-deputado Roberto Freire, divulgou nota em que afirmou que a Executiva Nacional do partido vai pedir para que Kajuru deixe a legenda. Além disso, em nota, o partido afirmou que está de acordo com o texto original da CPI apresentado por Rodrigues e reafirmou a "defesa irrestrita ao Estado Democrático".

 

Edição: Vinícius Segalla