A Prefeitura do Rio de Janeiro flexibilizou nesta sexta-feira (9) as medidas restritivas para conter a disseminação da covid-19 na cidade. De acordo com a nova regra, estabelecimentos comerciais como restaurantes poderão voltar a funcionar com horário reduzido, clubes sociais e esportivos também estão liberados.
O relaxamento das medidas foi o tema do boletim epidemiológico sobre a covid-19 apresentado nesta manhã. Segundo as novas orientações, bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques da orla poderão receber clientes sentados até às 21h, com tolerância de uma hora para o encerramento do atendimento. Após esse horário, é admitido o funcionamento interno, exclusivamente para o preparo de refeições e lanches destinados à entrega em domicílio, sendo vedado qualquer tipo de atendimento presencial ou consumo no local. É permitido também, após este horário, o sistema drive-thru.
Clubes sociais e esportivos podem funcionar até às 21h, com o acesso às áreas de lazer e recreação somente a partir das 11h. Atividades de entretenimento, como museus, cinemas, teatros, casas de festa, circos, recreação infantil, parques de diversões, pistas de patinação e visitações turísticas podem funcionar das 12h às 21h, assim como as demais atividades de prestação de serviços. Outras atividades comerciais terão o horário de funcionamento das 10h às 18h. As atividades no interior de shopping e centros comerciais deverão funcionar observando as restrições de horário.
Leia mais: Em nota técnica, Fiocruz recomenda manutenção de medidas restritivas no Rio
O funcionamento de boates, danceterias, ambulantes nas praias, feiras especiais, feiras de ambulantes, feiras de antiquários, rodas de samba, festas em áreas públicas e particulares, ficar na areia da praia, prática de atividades físicas coletivas em praias e praças ou áreas particulares seguem proibidos.
De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia esta semana se confirmou a tendência de queda de atendimentos na rede básica. Mas o número de óbitos continua a subir na rede pública da cidade. “Essa queda na rede básica tende a se refletir nos próximos balanços de internações que devem entrar em queda”, afirmou.
Leia mais: Adultos de 30 a 59 anos concentram novos casos de covid e mudam perfil dos internados
Segundo o Painel Coronavírus, o estado do Rio de Janeiro contabilizou na última quinta-feira (8) 375 óbitos pela covid-19 e 5.182 casos confirmados da doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI se mantém alta, em 90,8%.
Edição: Jaqueline Deister