As pessoas que eram contra esse regime foram perseguidas, torturadas e mortas
O Radinho BdF dessa quarta-feira (07) faz uma viagem pela história do Brasil para falar sobre um dos momentos mais triste do nosso país, a ditadura militar. Esse regime foi instaurado depois de um golpe contra o presidente João Goulart, em 31 de março de 1964, e durou 21 anos. Naquela época, era comum a censura aos jornais, televisão e rádio, assim como aos artistas.
Quem era contra esse regime foi perseguido, torturado e muitas pessoas, infelizmente, acabaram perdendo a vida por não concordar com a situação do país.
Para lembrar
E para não deixar as pessoas esquecerem como foi esse período e evitar que isso aconteça outra vez, o Radinho BdF trouxe alguns especialistas para conversar com as crianças sobre o tema. Como é o caso do jornalista Eduardo Reina, autor do livro Cativeiro Sem Fim, que conta a história de crianças e adolescentes sequestrados durante a ditadura militar.
Outro depoimento importante foi do Igor Gabrois, neto de Maurício Gabrois, que lutou contra a ditatura e que, infelizmente, se tornou um desaparecido político. Até hoje, sua família não sabe o que aconteceu com ele.
Saber ouvir
A pedagoga Bruna Melauro também contribui com o tema e contou a história de um rei mimado e mandão, que não gostava de ouvir os conselhos de ninguém.
E para mostrar a importância de ouvir as pessoas e respeitar as diferenças, a também pedagoga Silvana de Oliveira ensinou a brincadeira Caminho no Escuro.
Sintonize
O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.
Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Edição: Michele Carvalho